Docentes e técnicos administrativos poderão cursar especialização com bolsa

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Estão abertas as inscrições para professores e técnicos administrativos da UFMS cursarem a Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Libras com bolsa de estudos. Ao todo são 30 oportunidades e os interessados têm até 18 de setembro para se inscreverem no Sigproj.

A bolsa no valor total de R$2.160,00 será destinada à isenção das mensalidades do curso. A vigência será para os 12 meses previstos no calendário da especialização.

A ação faz parte do programa Qualifica UFMS 2020.2, que, entre outros objetivos, visa à qualificação dos servidores, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à Política de Gestão de Pessoas da Universidade. “O intuito é também termos um servidor qualificado em cada unidade administrativa para atender à comunidade surda”, explicou a coordenadora, Fernanda Malinosky.

Ainda segundo a professora, a especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Libras tem como objetivo formar profissionais que atuem junto a alunos surdos e também conheçam e reflitam sobre a legislação brasileira e a cultura surda e que compreendam a importância de assegurar à pessoa surda ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação, a sua efetiva integração na vida em sociedade.

Entre os requisitos para inscrição estão; estar lotado e em efetivo exercício na UFMS; possuir diploma de graduação e currículo cadastrado na plataforma Lattes. A seleção será feita pela análise da carta de intenções do candidato, que deve ser anexada junto à ficha de inscrição e cópia do diploma de graduação.

O resultado preliminar está previsto para 21 de setembro e o início das aulas para 28 de setembro. Haverá também uma solenidade de abertura da especialização, agendada para 17 de setembro às 19h. A cerimônia será virtual e aberta à comunidade, com transmissão por este link.

Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas neste link no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

Texto: Ariane Comineti