Experiências de cuidado e saúde mental na pandemia: limites, desafios e perspectivas

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Mediada pela professora de Psicologia do CPAN/UFMS Tacinara Nogueira de Queiroz, a quarta noite da Semana de Desenvolvimento Profissional, teve como evento do Campus do Pantanal a palestra “Experiências de cuidado e saúde mental: limites, desafios e perspectivas”, transmitida pela plataforma Google Meet, a palestra traz experiências de dois professores das áreas de psicologia e medicina, que diante desse momento de pandemia, estão buscando estratégias e serviços para ajudar a população.
“A ideia é a gente trazer muito mais interrogações do que pontos finais”, assim o pedagogo e psicólogo Breno de Oliveira Ferreira inicia sua fala. Breno traz suas experiências como membro de um subcomitê da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde na Faculdade de Psicologia participou da elaboração de um plano de contingência, desenhando estratégias para esse plano de contingência, se questiona várias vezes sobre quem ele é enquanto educador em meio a essa pandemia? Por meio desse questionamento, ele percebe então que precisa conversar sobre o que está acontecendo, organizar estratégias para trabalhar e dialogar sobre a Covid-19, porque o que está impactando nesse momento é esta doença, então é sobre o que precisamos falar.

Segundo Breno, “para além de estratégias da tecnologia e do ensino remoto, inicialmente pensou-se em criar estratégias de educação e saúde, e assim surge um Fórum de Educação e saúde, onde todas as terças-feiras eram trazidas pautas de forma on-line, não apenas para discutir questões específicas, mas também pautas sociais, como violência contra crianças e adolescentes, violência contra mulher, gênero e sexualidade, entre outros nesse momento de pandemia. Pensando estratégias e cuidados familiares, não apenas para alunos da Universidade, mas para a comunidade.”
Dando sequência, a professora de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Campus de Macaé/RJ Alessandra Figueiredo, traz em seu currículo o Projeto de informação sobre a Covid-19. Um projeto de extensão formado por professores de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, onde é realizado um teleatendimento on-line por meio de uma central, que a população liga e pode tirar quaisquer dúvidas sobre a Covid-19.
Segundo professora Alessandra, “É um trabalho que teve início para a população de Macaé, mas que por meio de divulgações começam a chegar ligações também de outras regiões, então com o apoio de outras universidades, foi criado um número para as pessoas poderem ligar a cobrar de qualquer lugar do país, para tirar dúvidas sobre a Covid-19, pois o que se percebe é que existem muitas informações desencontradas. E para ela, informações adequadas deixam as pessoas mais seguras, e assim se sentem seguras para ter autonomia para tomar atitudes adequadas”.

A estudante de Psicologia Daihane Vilas, perguntou aos palestrantes sobre quais estratégias os psicólogos poderão desenvolver para poder atuar na saúde, diante desse cenário em que é necessário se adaptar para atender a população? Breno respondeu que, “pensando na pluralidade de ações dos psicólogos, eu diria que nesse momento de crise é preciso pensar estratégias construídas e elaboradas para olhar para as desigualdades existentes, percebendo os sujeitos.”
Sobre o teleatendimento da Covid-19, Daihane perguntou também sobre a adesão da população. Alessandra disse que “de início foi um desastre, quase não recebíamos ligações nenhuma, depois a gente percebeu que tem uma coisa que faz muita diferença: divulgação. Quando passamos a divulgar o trabalho em vários espaços, o número de chamadas aumentou, não apenas com a adesão do município de Macaé, mas com a extensão do projeto pelas ligações de outros estados”.
Alessandra finaliza dizendo que sobre essa ideia de pandemia existem outras atividades também muito potentes que podemos construir, tanto de cuidado com a população, quanto conosco professores e estudantes.
Essas estratégias são formas de estar perto, mesmo estando distantes. Cria-se um vínculo de uma forma diferente, que aproxima as pessoas.
Serviço
Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link:

https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.
Texto e imagens: Tina Ramalho