Dicas de como se comportar em uma entrevista de trabalho

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Preparo e comportamento pessoal no mercado de trabalho foram os assuntos abordados na palestra “Como me preparar para uma entrevista de trabalho” realizada na tarde desta terça-feira, 18, como uma das atividades da programação da 4ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS.

A fim de abordar as dúvidas mais frequentes quanto ao que fazer ou não durante uma entrevista de emprego, a palestrante Sheila Ramos Machado de Araripe Borges, que, além de Psicóloga e Analista de Gestão de Pessoas, com 15 anos de atuação na área, é especialista em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação (IPOG) e formada em Música pela UFMS, apontou condutas vistas de modo positivo pelos contratantes e aquelas tidas de maneira negativa pelas companhias. “Quando você chega a uma entrevista e demonstra conhecer a empresa, pode ter certeza de que o recrutador vai pensar ‘esta pessoa tem interesse em trabalhar aqui’”, aponta a psicóloga em um de seus conselhos.

De acordo com Sheila, um dos pontos mais reconhecidos hoje em dia por contratantes, ao contrário do que muitos pensam, não é a experiência profissional do interessado, mas sim suas qualificações. “As empresas não estão buscando tanto a questão de experiência, já fiz entrevista com candidato que não tinha nenhuma e outros que já tinham, mas aquele que não tinha experiência conseguiu ser efetivado na determinada vaga.”, contou. A palestrante ainda apresentou liderança, flexibilidade e capacidade de aprendizado como características de destaque nos concorrentes.

Durante a apresentação, a qual teve duração de pouco mais de uma hora e meia e 250 participantes, foram comentados, ainda, erros comuns cometidos durantes as entrevistas que podem desqualificar os candidatos. Falas sem entusiasmo, falta de contato visual e de objetividade e até vestuários inadequados, como roupas curtas, decotadas e sujas, devem ser evitados a qualquer custo.

A analista dedicou alguns minutos finais para responder a dúvidas dos espectadores. Quando perguntada sobre a influência do senso de humor do interessado na vaga, Sheila explica a relatividade que esse tópico possui. “Você tem que observar em qual área vai trabalhar. Suponhamos que seja na área de comunicação, é muito bom que o candidato tenha sim esse bom humor, porém, é necessário tomar cuidado com exageros”, pontua. Outra indagação feita à palestrante foi quanto à falta de contato com o mercado de trabalho que pode ser demonstrada com atividades educacionais, e ela reafirma: “se você não tem experiência profissional, pode sim citar suas experiências acadêmicas.”.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Texto: Victória de Oliveira (estagiária da Agecom)