Tecnologias da Informação e Comunicação e liderança em tempos de pandemia

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Uma das mais de 80 atividades programadas durante a Semana de Desenvolvimento Profissional foi a palestra realizada na noite desta segunda-feira, 17, pelo Campus do Pantanal sobre Lideranças mediadas por TICs em tempos de Pandemia, ministrada pelo professor Fernando Thiago, que também coordena o curso de Administração do CPAN. Fernando é doutor pela Universidade Federal de São Caetano do Sul e atua nas áreas de Gestão Pública, Gestão de Negócios e Gestão de Agronegócios.

Contanto com participação de aproximadamente 60 pessoas, a palestra foi mediada pela professora Caroline Gonçalves também do curso de Administração. Durante a apresentação do tema, Fernando ressaltou a importância das pessoas e seus comportamentos quando do uso das TICs, bastante relevantes no contexto atual.

De acordo com o professor, TICs são ferramentas importantes, facilitadoras para o processo de trabalho, mas, além disso, para que haja êxito, é necessário o comportamento de liderança. “As tecnologias contribuem neste contexto de distanciamento, por conta das questões sanitárias pelo distanciamento. Elas acompanham e ajudam, mas não controlam, nem respondem pelos resultados. É o comportamento do líder que irá determinar isso. Os líderes são como motores das mudanças necessárias que estão acontecendo. Diante de uma crise, o papel das organizações precisa e tem que ser reinventado, e o interesse do líder deve ser comunitário”, destacou. Segundo ele, é preciso que a motivação seja intrínseca, na qual as pessoas importam e os líderes atendem a todos com empatia, estimulando a participação e inovação.

“Além das TICs, a inteligência emocional neste momento de pandemia também é essencial. As tecnologias contribuem, embora tenham suas limitações, mas, neste momento, são as alternativas mais viáveis para aproximação das pessoas. A liderança é um comportamento que pode ser adquirido através de técnicas, mas para que haja liderança é preciso, primeiro, ter um agrupamento de pessoas. Por isso, e o segredo nesse momento é diminuir as distâncias”, concluiu.

A Sedep

A Sedep será realizada até sexta-feira, 21. Mais de 5,4 mil pessoas se inscreveram para participar das atividades organizadas pelos câmpus da UFMS. O evento é realizado desde 2017 e este ano toda a programação está disponível remotamente, em plataformas como o Google Meet e o YouTube, como forma de respeitar as normas de distanciamento social. As atividades são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site sedep.ufms.br.

Texto: Elissandra Ramalho (estagiária da Agecom no CPAN)