Estudantes de graduação iniciam segundo semestre letivo de 2020

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Aproximadamente vinte e dois mil estudantes dos cursos de graduação presencial e da Educação a Distância (EAD) da UFMS iniciam hoje, 17, as atividades acadêmicas do segundo semestre letivo de 2020. Conforme definido pelo Conselho de Ensino de Graduação (Cograd) em maio deste ano, o período vai até 15 de dezembro.

De acordo com o pró-reitor de Graduação Ruy Correa Filho, além dos estudantes que realizaram a renovação da matrícula nos dias 13 e 14 de agosto, iniciam as atividades também ingressantes de alguns cursos como Direito (Noturno), Engenharia Civil (Vespertino/Noturno) e Pedagogia (Noturno), e também ingressantes aprovados em processos de transferência. “Os estudantes que ingressam agora no meio do ano devem procurar os professores para verificar como serão desenvolvidas as atividades das disciplinas. Podem entrar em contato também com a coordenação de curso, para que sejam informados de como será conduzido o ensino”, informou.

O pró-reitor de Graduação destacou ainda que é importante tanto professores quanto estudantes acessarem a página www.ufms.br/coronavirus . “Neste site são divulgadas as análises do cenário da Covid-19 que orientam como as atividades devem prosseguir na Universidade, além disso, há também um guia de atividades acadêmicas durante a pandemia, que traz uma série de informações orientando como proceder no momento com o ensino remoto de emergência”, disse.

Expectativa e experiência

Ana Luiza Lira, estudante de Administração da Cidade Universitária, ressaltou que neste segundo semestre está mais familiarizada com a dinâmica das aulas por meio das ferramentas de TICs, inseridas durante o período de pandemia. “Acredito que nesse segundo semestre, nós como alunos já estamos um pouco mais habituados ao ensino a distância. Sabemos como funciona a dinâmica, como cada um entende melhor a disciplina, alguns com vídeos, outros com materiais didáticos disponibilizados pelos professores, tornando mais fácil o desenvolvimento das habilidades na vida profissional”.

Para o acadêmico do último período do curso de Administração do campus de Paranaíba (CPAR), Henrique Oliveira de Souza, seus objetivos neste novo semestre estão bem definidos. “As minhas expectativas são muito estudo, aprendizado, dedicação e conclusão do curso de uma forma muito gratificante. Tenho muito orgulho de falar que eu sou UFMS”.

Calendário

Conforme o Calendário Acadêmico 2020 os estudantes terão ainda os dias 20 e 21 de agosto para realizarem ajustes na matrícula por meio do Siscad. Após esse período, a confirmação será feita pela coordenação do curso entre os dias 24 e 25 de agosto e a validação será feita pela coordenação de gestão acadêmica entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro. De primeiro a 4 de setembro será o prazo para solicitação de abreviação de curso e 2 de setembro o prazo final para solicitação on-line de trancamento de matrícula.

Todas as datas do calendário da graduação podem ser verificadas no site da Prograd.

Texto: Daniel Catuver / Ariane Comineti