Evento promove integração e amplia possibilidades de inserção no mercado de trabalho

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Mais de 80 atividades entre palestras, minicursos, oficinas, painéis e mesas-redondas serão realizadas durante a Semana de Desenvolvimento Profissional

Começa na segunda-feira, 17, a 4ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, que este ano tem como tema central Desenvolvendo competências profissionais para um tempo de novos desafios. Focada nos estudantes de graduação e egressos, tem como objetivos promover a troca de experiências com profissionais de diversas áreas e criar um ambiente de integração entre instituições públicas e privadas para promover oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Muitos professores, coordenadores de curso, estudantes e estagiários estão colaborando para que o evento seja realizado com sucesso neste novo formato.

“Escolhemos este tema em razão da situação pandêmica que vivemos em nosso país. Durante esta semana, nós queremos refletir junto com as nossas empresas parceiras e todos os palestrantes que estarão conosco sobre os desafios pós-pandemia. Queremos também aproximar nossos estudantes do mercado de trabalho. E, da mesma forma, receber a contribuição de nossos egressos. Estamos com cerca de dois mil inscritos e uma expectativa muito boa em relação à Semana. Todos os câmpus estão envolvidos com atividades que prepararam contribuindo com a programação geral”, explica a responsável pela organização do evento e chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Inclusão, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Marta Costa Beck.

Neste ano, a Semana, que já faz parte do calendário acadêmico da UFMS, será realizada totalmente on-line, com programação diversificada até 21 de agosto, principalmente, pelo Google Meet. “O momento que estamos passando é de adaptação, de reinvenção e de novas descobertas. Não poderíamos deixar de contribuir com a formação profissional de nossos estudantes neste período. As palestras são diversas e abordam inclusive sobre as relações de trabalho pós Covid-19, dentre outros temas específicos de cada área”, conta o chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional e Egressos da Proaes Fernando Delapria.

A Semana será realizada simultaneamente na Cidade Universitária e em oito câmpus. De acordo com Marta Beck, o formato on-line vai propiciar interação entre os jovens neste momento de isolamento social. “As atividades da Semana se configuram numa forma de trazermos discussões importantes para os nossos estudantes das diversas áreas dos cursos de graduação da UFMS. E, também, que esses estudantes sejam estimulados a abrir novos horizontes em suas vidas, mesmo vivenciando esta realidade de quarentena, por meio de atividades com acesso on-line”, ressalta Marta.

O evento também é aberto à participação da comunidade externa. “Todos podem participar das atividades oferecidas por quaisquer câmpus ou unidade, desde que não haja conflito de horário”, explica Fernando. Segundo ele, serão emitidos certificados para os participantes, mas o controle de presença nas atividades é responsabilidade de cada unidade organizadora. Cada sala com uma atividade terá uma lista de presença para assinatura e emissão de certificado.

Abertura e programação

A maior parte das palestras e atividades programadas será realizada pelo Google Meet. Algumas atividades também serão transmitidas pelo YouTube e Zoom, pois cada unidade optou pela plataforma de preferência. A abertura, que acontece, às 9h, será transmitida no canal da TV UFMS, neste link. A instrutora do Senac MS Sara Casado irá abordar o tema Relações de trabalho no século XXI, pós-Covid-19.

Ainda no dia 17, na programação da Cidade Universitária serão realizadas palestras sobre: soft skills e contexto do trabalho, competências profissionais do professor de matemática , ensino de música em Campo Grande, vida e carreira na visão do egresso; além de mesa redonda sobre educação em tempo de pandemia e mesa de abertura, à noite, com apresentação dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências Humanas.

O Campus de Paranaíba programou três palestras sobre: Inteligência Emocional e autoresponsabilidade, às 10h, com Wesley Ricardo de Souza; Responsabilidade social no contexto de crise, às 14h, com Adriano Alves Teixeira, e Estatística aplicada ao mercado financeiro, às 20h, com Carlos Cesar Trucios Maza. O Campus Pantanal também programou para o dia 17 a palestra Liderança mediada por TICs em tempos de pandemia, às 18h pelo Google Meet , com Fernando Thiago.

Já o Campus de Nova Andradina vai realizar duas palestras: às 19h sobre O papel do administrador nas empresas modernas, com Renan Silva da Costa, e às 21h, sobre Administração em tempo de crises, com Paulo César Schotten. Curtindo a vida acadêmica produtivamente: estratégias para levar a faculdade com leveza é o tema da palestra ministrada por Diane Viveiros, realizada pelo Campus de Três Lagoas.

As demais atividades programadas para o decorrer da Semana e os respectivos links de transmissão podem ser conferidos no site: http://sedep.ufms.br/. Estudantes e outros interessados podem ser inscrever nas palestras, oficinas, minicursos e workshops até o último dia do evento, 21 de agosto, clicando aqui.

Texto: Vanessa Amin