Graduação terá 200 monitores bolsistas no segundo semestre

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Professores de todas as unidades da UFMS podem inscrever disciplinas para obterem monitores bolsistas e voluntários. Para o segundo semestre de 2020 estão previstas 200 bolsas de monitoria, totalizando um investimento de R$320.000,00.

As inscrições podem ser feitas pelos docentes entre hoje, 13, e 17 de agosto no Sigproj. Os editais com as oportunidades em cada unidade estão publicados nos respectivos sites dos câmpus, escola, faculdades e institutos e também no Boletim Oficial da Universidade. O edital que torna pública a seleção de disciplinas pode ser acessado neste link, no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

De acordo com o pró-reitor Ruy Correa Filho, os monitores exercem papel de grande importância, colaborando no atendimento aos estudantes e na preparação das aulas. “Além de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes em geral, o Programa de Monitoria também colabora grandemente na formação do próprio monitor. Proporciona um crescimento tanto pessoal quanto profissional relevante, favorece o domínio de conteúdos e o aprimoramento intelectual e promove experiências que desenvolvem boas habilidades nas relações interpessoais e instigam o desejo de ajudar as pessoas. Para os alunos atendidos pelo monitor, a monitoria permite uma melhor aproximação aos conteúdos, em função da abordagem do monitor, maior estímulo ao estudo e uma redução da ansiedade ocasionada pela dificuldade na compreensão de determinados assuntos da disciplina. Muitos monitores se tornam professores universitários no futuro”, apontou.

O pró-reitor explicou também que o processo de monitoria se constitui em duas etapas: seleção de disciplinas e seleção de monitores. A seleção de disciplinas é feita pela Comissão Especial de Monitoria de cada unidade, entre as inscritas pelos docentes no Sigproj. “Após a definição das disciplinas é feita a distribuição das bolsas, conforme os critérios estabelecidos nos editais de seleção de disciplinas e as que não forem contempladas com bolsas são convertidas em disciplinas com monitoria voluntária. Após essa definição, é aberto o processo de seleção de monitores, também realizado via Sigproj, onde os estudantes são classificados de acordo com a pontuação obtida nos requisitos estabelecidos no edital da unidade”, disse.

A previsão de divulgação do resultado preliminar da seleção de disciplinas pelas unidades é 19 de agosto. Os recursos poderão ser enviados entre 20 e 21 de agosto e a previsão de divulgação do resultado final é 24 de agosto. A seleção de monitores deve ocorrer até aproximadamente duas semanas após a seleção das disciplinas.

Texto: Ariane Comineti