Mais de 400 estudantes de licenciatura podem participar de iniciação à docência

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

A UFMS foi uma das 250 instituições de ensino superior contempladas pela Capes com bolsas para acadêmicos dos cursos de licenciatura atuarem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São 360 vagas para bolsistas e 90 vagas para voluntários. “Para participar do Pibid o estudante deve estar regularmente matriculado na primeira metade do curso de Licenciatura ao qual o subprojeto se refere, não tendo cumprido mais de 60% da carga horária total do curso”, explica a coordenadora institucional do Pibid na UFMS Stella Sanches de Oliveira Silva.

“Desde 2009, quando foi implantado o Pibid pela Capes, a UFMS tem se articulado com as escolas dos municípios onde há campus e também nos circunvizinhos, com o objetivo de favorecer a formação inicial docente por meio do desenvolvimento de processos que envolvam a participação do professor da educação básica, do docente coordenador de área da UFMS e dos graduandos, na discussão do cotidiano escolar, no planejamento e na execução de ações e na avaliação das propostas desenvolvidas, de forma a estabelecer vínculo entre teoria e prática, entre educação básica e ensino superior e garantindo, ao estudante, experiências efetivas contínuas no cotidiano da escola”, diz a coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação do Ensino Heloísa Costa. A Coordenadoria está vinculada à Pró-reitoria de Graduação.

Os estudantes têm até o dia 19 de agosto para efetuarem suas inscrições no portal do Pibid. É necessário estar logado com o passaporte e senha da UFMS, confirmar seus dados, concordar com o termo de compromisso, anexar, em formato pdf, a cópia do currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica, submeter e finalizar a inscrição. As bolsas têm valor de R$ 400 mensais e duração de até 18 meses. “Em 2020, todos os cursos de licenciatura da UFMS interessados em desenvolver as atividades propostas no Programa Institucional foram inscritos e contemplados com bolsas”, destaca Heloísa. Há vagas para cursos na Cidade Universitária e nos câmpus de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

“Na Plataforma Capes da Educação Básica, após preencher o currículo com as informações do estudante, há uma aba com a possibilidade de gerar o documento em PDF para anexar na página da inscrição do processo seletivo. Os demais documentos do estudante serão buscados, automaticamente, no Siscad, no momento que o mesmo logar no sistema de seleção”, explica a professora Stella.

Mais informações estão disponíveis no edital ou podem ser obtidas junto aos coordenadores de curso, professores coordenadores de área ou junto à coordenação institucional do Pibid no e-mail pibid.prograd@ufms.br

Texto: Vanessa Amin, com informações da Prograd