Enfrentamento do tráfico de pessoas é tema de evento on-line

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Nesta segunda-feira, 27 de julho, às 16h (horário de MS) um encontro on-line vai debater as formas de enfrentamento ao tráfico de pessoas. O evento marca a véspera do Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho. Em Mato Grosso do Sul, a data é estratégica, pois o estado é considerado um corredor das redes de tráfico e por fazer fronteira com outros países da América Latina. A iniciativa é do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap-MS), órgão que atua na prevenção e promoção de direitos humanos do estado.

O evento é mais uma forma de reunir representantes de instituições públicas e privadas e das redes de proteção com a sociedade, para divulgar informações a respeito do tema, principalmente, em meio à pandemia da Covid-19, conforme explica o psicólogo Antônio José Ângelo Motti, membro da Escola de Conselhos da UFMS.

“Este é um momento delicado, nós precisamos continuar sempre vigilantes, chamando a atenção da sociedade. É muito importante que a gente abra uma discussão com quem está trabalhando diretamente como agentes de enfrentamento. Nós vamos trazer à discussão esses agentes para saber o que tem sido observado nesses quatro meses de distanciamento e isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, e medidas de enfrentamento. As situações de violação de direitos humanos têm uma tendência de passar muito despercebidas”, destaca Ângelo.

Aberto ao público e convidados, Motti explica que “todos os anos, o Cetrap-MS promove eventos em alusão à data. Dessa vez, como é um diálogo aberto, temos a expectativa de que todos que trabalham com pessoas em estado de vulnerabilidade, tenham interesse em participar dessa discussão”, finaliza o psicólogo.

O evento on-line é gratuito e não é necessário realizar inscrição. A transmissão do encontro será feita pela plataforma Zoom, por meio do ID da reunião: 822 1114 3803 e senha de acesso: 475492. Ao final do evento, será emitida declaração de participação, pelo Cetrap-MS.

Texto: Bárbara Menezes (Rádio Educativa UFMS)