Universidade concede apoio financeiro a todos os programas de pós-graduação

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Até o dia 16 de junho estão abertas as submissões para o Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Proap), que concede auxílio financeiro a todas as pós-graduações da UFMS.

O objetivo do programa é proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos e para a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade e a maneira que esse orçamento será utilizado é definido por cada programa de pós-graduação, pois cada curso possui especificidades e demandas próprias.

“A importância desse programa está no fato de que além das bolsas de estudo os professores e alunos dos cursos atendidos recebem um orçamento que pode ser usado no fomento das atividades de pesquisa e ensino dos cursos, tais como, o pagamento de diárias e passagens para alunos participarem de eventos científicos ou atividades de campo, insumos para realização de experimentos, pagamento de taxas de artigos, compra de livros, realização de eventos”, explica o chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação, Além-Mar Bernardes Gonçalves.

As propostas devem ser submetidas pela coordenação de cada programa de pós-graduação por meio do SIGProj. Ela deve discriminar o valor previsto a ser utilizado em cada um dos itens financiáveis descritos no edital, levando em conta o valor total máximo destinado ao seu programa.

“Esse recurso irá complementar os recursos fornecidos pela Capes ajudando ainda mais os cursos de pós-graduação. Vale ressaltar também que cursos de pós-graduação stricto sensu profissionais não recebem esse apoio da Capes, mas no edital Proap-UFMS 2020 eles estão contemplados”, reforça Além-Mar. “No total, são R$ 899.100,00 para atender a todos os programas de pós-graduação da UFMS, acadêmicos ou profissionais”.

Segundo ele, no momento atual é possível ver de forma evidenciada a importância da universidade e da pesquisa científica, não só em áreas de saúde, mas em todos os campos do conhecimento. “O contexto atual evidencia a importância em áreas de saúde, mas não exclui outras, pois vemos a apresentação de soluções relativas ao que estamos vivendo para todas as áreas, desenvolvidas com base em pesquisas realizadas em saúde, áreas tecnológicas, educação, entre outras”, afirma.

Confira abaixo o edital completo:

Edital_PROPP_-_Proap

Texto: Leticia Bueno