Processo seletivo oferta 229 bolsas de extensão para estudantes

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Está aberto o processo seletivo para as bolsas de extensão a estudantes de graduação. Ao todo são 229 vagas para diferentes áreas, distribuídas em todos câmpus da Universidade.

As bolsas visam despertar a vocação científica, extensionista e social nos estudantes, incentivando o desenvolvimento de habilidades e competências ao participarem de ações desenvolvidas e executadas com a sociedade externa à Universidade. “A extensão universitária caracteriza-se pela interação direta da Universidade com as questões da sociedade que a circunda – e que em última análise são sua razão de existir. Ao reconhecer as demandas da sociedade e buscar mecanismos institucionais para atendê-las, o fazer extensionista coloca em associação estas demandas com os conhecimentos científicos e com a formação estudantil”, explica o dhefe da Divisão de Planejamento da Extensão, Eduardo Ramirez.

Segundo Eduardo, “por meio da extensão universitária a sociedade é diretamente beneficiada, ao mesmo tempo em que participa da aplicação e da produção de novos conhecimentos científicos. A participação de estudantes nestes processos é determinante para o desenvolvimento de habilidades e competências diferenciadas, além de reforçar a importância do respaldo científico para a atuação com relação as questões humanitárias e sociais”.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 25 de junho, pelo site sigproj.ufms.br. O valor mensal das bolsas será de R$ 400 e a duração das oportunidades variam de dois a seis meses. É possível se candidatar a mais de uma vaga, mas em caso de aprovação, o estudante terá de optar por apenas uma.

A seleção será baseada na análise da carta de intenções, documento obrigatório redigido por cada candidato, entre 15 e 30 linhas, que deverá ser apresentado no momento da inscrição, juntamente com o histórico escolar.

Importante: beneficiários do auxílio permanência podem se inscrever, pois é permitido o acúmulo de auxílio com bolsas, desde que o valor final não ultrapasse o limite de um salário mínimo e meio.

Veja a relação completa das vagas e os detalhes do processo seletivo no edital abaixo:

Download (PDF, 382KB)

Texto: Leticia Bueno