Instituições promovem simpósio eletrônico internacional sobre ensino de História

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Inscrições ainda podem ser feitas até dia 17 de maio

Entre os dias 18 e 22 de maio a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Paraná e a Universidade de Pernambuco promovem o 6º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.

“Nessa atividade contaremos com convidados internacionais das universidades Complutense de Madri e de Girona, da Espanha; do Vale, da Colômbia;  Autônoma de Querétaro, do México; e de Macau, da China.  Não deixando de mencionar os palestrantes brasileiros das quatro instituições parceiras, mas também da Universidade de Brasília, da Universidade Estadual de Minas Gerais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de Goiás e Mato Grosso, entre outras”, comenta coordenador do evento e professor da Faculdade de Ciências Humana (Fach) da UFMS Carlos Eduardo da Costa Campos.

Os estudantes e professores que quiserem participar ainda podem fazer a inscrição. O prazo termina no próximo dia 17 de maio. De acordo com o professor Carlos, os textos que serão discutidos já se encontram disponibilizados e poderão ser acessados para leitura e comentários a partir do dia 18 de maio às 6h (horário de Brasília), durante o período de 24 horas.

O professor Carlos, que ministra as disciplinas de Pré-História, História Antiga e Medieval,  contou com a cooperação da professora do campus da UFMS em Nova Andradina Dulceli de Lourdes Tonet Estachesk. O professor André Bueno da Universidade Estadual do Rio de Janeiro preside o Simpósio.

“Nosso objetivo é popularizar o ensino de História em suas várias faces e aproximar pesquisadores e interessados no tema. Essa iniciativa começou em na Unespar, em União da Vitória, no Paraná, e veio crescendo a cada edição. Nesse contexto, especificamente, da Covid-19, o evento tomou grandes proporções passando de dois mil leitores e mil comunicadores. Acreditamos que as Tecnologias da Informação e Comunicação são instrumentos importantes para a produção do conhecimento atualmente, desde que haja planejamento e organização para essa utilização”, comenta Carlos Campos.

Para o professor da Fach, o balanço é proveitoso. “O ensino de História é um campo que está se consolidando no Brasil e requer investimentos e atenção por impactar na base educacional. A partir desse projeto buscamos estreitar os laços entre os pesquisadores de diferentes instituições e preparar nossos acadêmicos para o intercâmbio científico”, reforça Carlos.

Mais informações e inscrições no site http://simpohis2020.blogspot.com/