Projeto Mentes Brilhantes realiza gincana virtual para alunos do Ensino Médio

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Em tempos de isolamento social em razão da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), o projeto Mentes Brilhantes, desenvolvido pelo curso de Sistemas de Informação do Campus do Pantanal, promove de maneira criativa, durante todo este mês, uma gincana virtual para alunos do Ensino Médio de Corumbá e Ladário.

As inscrições podem ser feitas entre 6 e 10 de abril, por meio do preenchimento do formulário disponível neste link.

A iniciativa surgiu como forma alternativa de promover atividades sobre raciocínio lógico para alunos que estão estudando de casa e em cumprimento às medidas emergenciais recomendadas pelas autoridades sanitárias e que também foram adotadas pela UFMS. “A preocupação com a diversidade de jovens e adolescentes, principalmente das escolas de Ensino Médio, que ficariam reclusos, com alto potencial criativo e de raciocínio, me fez pensar nessa ideia de fazer um projeto que fosse totalmente virtual”, conta o coordenador da ação e professor do curso de Sistemas de Informação do Cpan, Rogério Güths.

A gincana virtual será divida em etapas. Inicialmente, os inscritos deverão resolver uma lista de exercícios de raciocínio lógico. Também estão previstas outras atividades como criação de vídeos sobre o tema, depoimentos, ilustração e resolução de desafios lógicos individuais ou em grupo.

Os alunos destaques de cada escola serão premiados com cursos e oficinas para aprimorar o raciocínio lógico e resolução de problemas, que serão realizados na UFMS.

O objetivo da ação é estimular os alunos a exercitarem e melhorarem o raciocínio lógico por meio de atividades lúdicas e desafiadoras. “Além disso, os participantes serão introduzidos nas técnicas e metodologias de programação de computadores, identificando jovens talentos que, futuramente, possam ingressar em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI)”, explica o professor.

A Plataforma

O Projeto Mentes Brilhantes é mais uma iniciativa aprovada pelo Edital UFMS Contra o Coronavírus que está construindo uma plataforma de boas ideias, ações e projetos de enfrentamento à pademia da Covid-19.

A submissão das propostas deve ser feita pelo Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj) até 30 de junho. Podem participar servidores, estudantes e colaboradores cadastrados nos programas de pós-graduação da Universidade que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes.

O interessado deverá preencher um formulário e anexar um documento em pdf com informações como o nome do projeto, a coordenação, a unidade à qual o proponente está vinculado, a equipe de colaboradores, a situação ou problema a ser enfrentado e os objetivos da ideia e do projeto. Será preciso informar também a metodologia e o cronograma de realização da ação, as necessidades financeiras e de materiais para a execução, os resultados esperados e a infraestrutura a ser utilizada.

Os projetos poderão ser apresentados a parceiros estratégicos e institucionais para a captação de recursos, viabilização e execução, respeitando a autoria e o sigilo de cada um.

Texto: Daniel Catuver