Alegria, realização e novos sonhos marcam as cerimônias de colação de grau em Corumbá

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o anfiteatro Salomão Baruki, no campus de Corumbá, ficou repleto de familiares, amigos, servidores, mas também de emoções contrastantes, como a alegria, pela realização do sonho da conclusão do curso superior, e a tristeza das despedidas entre os colegas de turma. Com certeza, um dia para marcar a memória dos mais de cem acadêmicos que participaram das cerimônias de colação de grau.

O evento sinaliza o fim de uma etapa de sonhos e realizações e o início de uma nova jornada, como o diretor do campus Aguinaldo Silva ressaltou em seu discurso. “Essa dinâmica de colação de grau não apenas se repete a cada ano, mas renova o sentido da nossa missão, vocês despedem-se da nossa Universidade rodeados de amigos e familiares, concluindo uma etapa importante de suas vidas, ao mesmo tempo em que iniciam um novo movimento, misturam-se os sentimentos de saudade e expectativas”, disse.

Era visível no rosto, no olhar de cada pessoa que estava ali presente que o momento era único. No rosto dos formandos era possível ver alegria gratidão, no olhar dos familiares e amigos, orgulho. A batalha foi árdua e apesar do caminho ser o mesmo, cada acadêmico possui suas lutas, muitas vezes vencidas com o a ajuda e o apoio dos colegas, dos professores e servidores.

“Vocês devem levar para a vida três verbos importantíssimos: celebrar, relembrar e agradecer. Celebrar cada etapa, as passadas, esse momento e as etapas que virão. Relembrar com muito afeto a trajetória, a história de cada um. E agradecer por estarem aqui nessa noite, agradecer por todas as conquistas”, disse a vice-reitora Camila Ítavo.

Nas palavras das licenciadas em Pedagogia Aline Androlage e Karen Carolynne foi perceptível o quanto elas celebraram e agradeceram pelo momento. “Foi algo memorável e feliz. Depois de passarmos quatro anos, estamos, finalmente celebrando”, falou Aline. “Estamos nos formando em um curso do qual realmente gostamos, pelo qual trabalhamos. Chegamos aqui por acreditarmos em nossos sonhos, por isso, aconselho a todos: não desistam”, disse Karen.

Texto e fotos: Tina Ramalho (estagiária da Agecom no CPAN)