XXII Semana da Matemática e I Fórum de Matemática do Pantanal

Postado por: Marcelo Dias de Moura

A XXII Semana da Matemática

A semana da Matemática é um evento tradicional no CPAN que visa atender as demandas da comunidade interna e principalmente da externa referente ao acesso a novos conhecimentos, práticas pedagógicas e novas tecnologias, é importante destacar que Corumbá está a cerca de 420 km da capital, tornando difícil o acesso a eventos desse porte para a maioria dos profissionais e acadêmicos de nossa região. Também atende as demandas internas de atividades complementares, colabora para a integração entre diferentes áreas de conhecimentos e na melhoria da iteração com outros cursos do CPAN, colabora com a divulgação do curso de Licenciatura Plena em Matemática em nossa região e aumenta a iteração entre os acadêmicos possibilitando a criação de uma identidade acadêmica que visa a redução da evasão.

 

I Fórum de Matemática do Pantanal

O I Fórum de Matemática do Pantanal será realizado no período de maio a novembro de 2019 e terá várias etapas, distribuídas em reuniões iniciais para discussões sobre a legislação (Novas Diretrizes Curriculares, BNCC, etc.) e embasamento teórico pertinente ao Currículo do Curso de Matemática, a Formação de Professores e a demanda das redes de ensino e, que ocorrerão nos laboratórios de ensino do curso. Nesse momento, serão criados os Grupos de Trabalho (GTs) que realizarão encontros quinzenais para apresentação de resultados parciais no auditório do CPAN. Durante os meses de 

setembro à novembro a comunidade externa passará a presença de convidados com notório saber na área para palestrarem sobre os principais temas discutidos. E o evento deverá culminar com a apresentação dos resultados dos GTs no dia 08/11/2019 que organizará a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática do CPAN.

Os GTs estão divididos da seguinte forma:

GT 1 – PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO: DCN das Licenciaturas, BNCC, PNE, DCN da Matemática – Licenciatura, Indicadores de Qualidade do INEP, Avaliação Institucional, Avaliação Interna, etc.

Coordenador: Marcelo Dias de Moura
Objetivos: Estudar quais as legislações vigentes, as adequações necessárias e definir as propostas de melhorias dos índices atuais

 

GT 2 – PERFIL DO PROFISSIONAL

Coordenador: Benedito Rodrigues Brazil
Objetivos: Traçar o perfil do profissional que estamos formando, identificar onde estão os nossos egressos, como isso poderia ser atualizado frente os avanços no ensino e no mercado de trabalho

 

GT 3 – PERFIL DO CURSO

Coordenador: Renato Câmara Victório de Almeida Júnior
Objetivos: Traçar o perfil do aluno do curso, dos egressos, etc.

 

GT 4 – EVASÃO E TAXA DE CONCLUSÃO

Coordenadora: Caroline Paula Cellini
Objetivos: Identificar quantos ingressam, quantos desistem, por que desistem, o que poderia ser melhorado para a permanência, o que os mantém no curso, por que não conseguem concluir no prazo, quais disciplinas reprovam mais, por que isso ocorre, etc.

 

GT 5 – VISÃO DA SOCIEDADE

Coordenadora: Thays Gomes Mendonça
Objetivos: Identificar como a sociedade enxerga o curso, como essa visão poderia ser melhorada, etc.

 

GT 6 – MANUTENÇÃO DO CURSO

Coordenadora: Janan Bolívia Schabib Hany
Objetivos: Future-se, cortes de bolsas, falta financiamentos, falta de concurso, o EaD, etc.

 


 

Programação da XXII SEMAT e I Fórum

Clique aqui para baixar a programação completa

XXII SEMAT e I Fórum de Matemática - Cronograma

 


Inscrições:

As inscrições podem ser feitas na Unidade I com os acadêmicos do Centro Acadêmico (C. A.)