Inicia o Projeto de Extensão sobre Literatura e Redação para o ENEM e o Vestibular da UFMS, promovido pelos Cursos de Letras do CPAN

Postado por: Regina Baruki Fonseca

No dia 31/8/2019, sábado, no auditório da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, docentes da UFMS ministraram o primeiro dia das aulas do Projeto de Extensão intitulado LITERATURA E REDAÇÃO: VESTIBULAR DA UFMS E ENEM, voltado aos estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Corumbá e Ladário. A ação, oriunda de parceria sem ônus, é realizada por docentes e acadêmicos dos cursos de Letras do CPAN/UFMS, a Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3) e docentes de Escolas Estaduais de Corumbá e de Ladário.
O objetivo do Projeto de Extensão é orientar estudantes de escolas públicas estaduais sobre redação e literatura para ENEM e vestibular. Visa a apresentar, analisar e discutir as obras literárias que compõem a lista de leituras obrigatórias para o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e instrumentalizar os estudantes para a escrita de textos dissertativos, como a Redação do ENEM. Os professores das escolas envolvidas no projeto acompanham os estudantes, propiciando diálogos e partilha de conhecimentos.
Essa ação da área de linguagens será desenvolvida em mais cinco encontros, previstos para 14/9, 28/9, 05/10 e 26/10 deste ano. As aulas acontecem aos sábados, das 14h às 17h30min.
Com a presença de mais de 150 estudantes das escolas públicas estaduais, as aulas do dia 31/8 foram divididas em duas partes: uma de orientações sobre Redação, com a professora Adriana Vianna Postigo Paravisini (Língua Portuguesa e Linguística) e outra de apresentação, contextualização e análise da obra literária “Quincas Borba”, de Machado de Assis, pelo professor Dário Ferreira Souza Neto (Literatura Brasileira).
A CRE-3 disponibilizou antecipadamente material referente às aulas, para acesso. As escolas reservaram as vagas aos estudantes, por meio de fichas de inscrições.
A Coordenação do Projeto de Extensão é da professora Carina Duarte, com a colaboração da professora Regina Baruki. Participam: a CRE-3, com o apoio incondicional da Coordenadora Regional, professora Maria Eulina Rocha dos Santos, e da competente Luciene Lemos de Campos, professora formadora da área de Linguagem da Equipe Pedagógica; docentes das escolas envolvidas; acadêmicos monitores, dos cursos de Letras do CPAN. Os docentes de Redação e Literatura são: Adriana Paravisini, Ângela Pessôa, Carina Duarte, Dário Souza Neto, Fabiana Portela, Felipe Maropo, José Gilberto Rozisca, Rauer Ribeiro e Wellington Ramos.
Os acadêmicos monitores dos cursos de Letras do CPAN são: Ana Beatriz Souza, Carolina Toffaneto, Daniel Robbin, Elen Alvarenga, Emília Arrua, Gabriel Viruez, Lorena Santiago, Kassandra Campos, Manal Ounkhir, Mayara Bassanelli, Nathaly Moura, Naudir Ney e Renata Opimi.