Mês cheio de oportunidades para alunos do curso de Sistemas de Informação/CPAN

Postado por: Artur Oliveira Gomes

Alunos e professores do curso de Sistemas de Informação/ CPAN participam de palestras, visita técnica e cerimonial de abertura do Projeto Mover, neste mês, na capital.

As aulas de campo coordenadas pelas professoras Ana Lucia M M Golin e Lucineide Rodrigues e que contou com a colaboração da professora Jaqueline C. Vargas e do coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Artur O. Gomes, proporcionou uma grande variedade de atividades aos seus participantes. Os alunos puderam vivenciar e entender os processos de criação, incubação e gestão de startups e empresas de tecnologia, bem como entender como se formata o ecossistema empreendedor e inovador do MS.

Entre os dias 06 e 08 de maio, visitaram as startups Eng Soluções Tecnológicas e Indext, ambas incubadas na PIME (incubadora tecnológica da UFMS); conheceram uma das Empresas Juniores da UFMS, a Engefour. Participaram de um pitch no laboratório aberto de empreendedorismo e inovação, o Living Lab, do Sebrae. E foram recepcionados pela Jera, empresa de design e desenvolvimento de App.

Nesta oportunidade, também puderam marcar presença na cerimônia de abertura do Projeto Mover, participando como ouvintes da palestra de divulgação das Etapas de: Capacitação em Gestão e do HackTruck Makerspace, efetuada por Luis Flavio Silva, representante da IBM. Bem como da palestra do representante do Ministério de ciência, tecnologia, inovação e comunicações, sobre os encaminhamentos das inovações tecnológicas em parceria com as IES publicas no país.

No dia 10 de maio, visitaram a AZ Tecnologia em Gestão, empresa há mais de 30 anos no mercado. Durante a visita, os alunos puderam conversar com profissionais que atuam em diferentes etapas do processo de desenvolvimento de software, tais como: analista de requisitos, desenvolvedor, analista de negócios, analista de testes, analista de implantação e gerente de projetos. Cada profissional apresentou um pouco de sua rotina de trabalho, principais benefícios e desafios da profissão e esclareceu várias dúvidas sobre a carreira.