Professores do CPAN aprovam Projetos de Pesquisas no CNPq

Postado por: secdir cpan

No período de 01/08/18 a 17/09/18 o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq lançaram o Edital n° 28/2018 para o financiamento de projetos de pesquisas em qualquer área do conhecimento.

Foram aprovados pelo CNPq 5.572 projetos de pesquisa sendo que do total,  8% são da região Centro-Oeste. No Câmpus do Pantanal, foram aprovados 5 projetos garantindo aproximadamente R$140.000,00 para pesquisas.

Projetos:

1-    Projeto: Sistemas fluviais avulsivos e sua relação com as inundações e dinâmica hídrica do Pantanal Sul Matogrossense.

Coordenador: Prof. Dr. Aguinaldo Silva

2-    Projeto: Projeto interinstitucional Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha.

Coordenadora: Profª Drª Monica de Carvalho Magalhaes Kassar

3-    Título:  Trajetórias desde o global ao local em políticas de avaliação educacional na América Latina: um estudo internacional em rede.

Coordenador: Prof. Dr Fabiano Antonio dos Santos

4-  Título:  Relação da atividade física habitual e participação em esportes com fatores de risco à saúde em escolares de 6 a 17 anos de Corumbá/MS.

Coordenador: Profª Drª Mariana Biagi Batista

5-    Título: Urbanização e abastecimento de água no Mato Grosso do Sul: um estudo em perspectiva histórica.

Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Quadros Rückert

Os projetos aprovados serão desenvolvidos em parcerias com Instituições e Pesquisadores do Brasil e do Exterior e irá contribuir para o processo de internacionalização da Universidade Federal de Mato do Sul.  Também irá possibilitar a participação de acadêmicos em nível de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica.

A Direção do Câmpus do Pantanal parabeniza todos os pesquisadores contemplados com este disputadíssimo edital e deseja que o bom uso dos recursos retorne para a qualificação da formação dos alunos e para a melhoria da qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.