Fábrica de Software: Uma abordagem Acadêmica

Postado por: iasmim

Pesquisador

Prof. Me. Lucineide Rodrigues da Silva

Período

01/05/2018 à 30/11/2018

Resumo

Os agricultores familiares do Assentamento 72 estão há cerca de 10 anos trabalhando em parceria com a UFMS para o desenvolvimento sustentável, adotando a agroecologia para a produção com menos danos ao meio ambiente. Uma boa gestão da propriedade rural é considerada por muitos autores como de fundamental importância para a competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar, porém o pequeno produtor não tem o hábito de utilizar técnicas de gestão e acaba por tomar decisões a partir do seu conhecimento e bom senso.

Como forma de prover aos agricultores do assentamento 72 uma ferramenta adequada, foi desenvolvido no CPAN/UFMS um trabalho de conclusão de curso cujo objetivo foi o de modelar e desenvolver um sistema de informação para gestão de propriedades de agricultura familiar. O SIAF – Sistema de Informação para Agricultura Familiar busca dar apoio às atividades administrativas e financeiras de uma propriedade rural, registrando e sistematizando dados para que sejam gerados relatórios que servirão como base para tomada de decisões.

Durante os testes iniciais com os agricultores, o SIAF se mostrou útil no apoio às atividade administrativas e de fácil entendimento. No entanto, foi levantada a necessidade de inclusão de informações sobre as atividades produtivas como forma de facilitar a certificação de produção orgânica.

O projeto busca ampliar o SIAF para fornecer um sistema de informação adequado, compreensível pelos agricultores e promover uma nova cultura para a gestão de propriedades rurais de agricultura familiar do assentamento 72.