Análise da ocorrência de sofrimento patogênico no contexto universitário

Postado por: iasmim

Pesquisador

Prof. Dra. Vanessa Catherina Neumann Figueiredo.

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a organização do trabalho e sua relação com o surgimento de sofrimento patogênico no contexto universitário da cidade de Corumbá, MS e mais especificamente, analisar e comparar a ocorrência de patologias sociais em docentes e técnicos do serviço público e da iniciativa privada; analisar a relação entre organização do trabalho e as situações violência simbólica (assédio moral), de servidão voluntária (workaholism) e de stress e burnout; identificar as estratégias defensivas usadas frente ao sofrimento; analisar aspectos geradores de prazer e realização profissional diante do contexto laboral. Para alcançar estes objetivos, o estudo se fundamentará na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, que tem ganhado relevância a partir dos anos 80, e busca analisar a relação entre organização do trabalho e sofrimento no contexto laboral, entendendo que os efeitos do trabalho realizado em condições precárias e de sobrecarga podem fazer com que surjam patologias sociais, com a manifestação do sofrimento patogênico. Assim, na primeira etapa do projeto serão levantada a presença de workholic, de burnout e de assedio. Como a Psicodinâmica do Trabalho também compreende que este mesmo trabalho pode ser ressignificado quando oferece possibilidade dos trabalhadores colocarem sua inteligência e saber-fazer na execução de suas atividades profissionais, indo ao encontro dos projetos e desejos individuais, e não apenas às metas das instituições, a segunda etapa da pesquisa será constituída pela análise qualitativa feita a partir de encontros com docentes e técnicos das instituições pesquisadas. Baseada na Clínica Psicodinâmica do Trabalho, esta etapa do estudo poderá proporcionar a reflexão e ressignificação do sofrimento vivenciado durante os encontros coletivos, tendo em vista não apenas assegurar o cumprimento dos objetivos da pesquisa, mas também melhorar a saúde mental e a qualidade no trabalho, bem como a diminuir o número de afastamentos e solicitações de remoção do Campus do Pantanal da UFMS, fortalecendo para isso os laços sociais no trabalho. A relevância do delineamento quanti-quali se dá, portanto, pela necessidade de investigar como a subjetividade é mobilizada no enfrentamento de aspectos adversos da organização do trabalho, nao bastando apenas o levantamento de situações conflituosas e geradoras de sofrimento por meio da realização de entrevistas coletivas, a serem realizadas em grupo e por categorias de carreira (técnicos, docentes e coordenadores), possibilitando a análise das estratégias defensivas usadas e que anulam temporariamente o adoecimento em cada grupo. Ao serem sensibilizados da utilização de defesas, espera-se que cada categoria consiga romper com situações geradoras de adoecimento, pois quando aceitam e/ou promovem comportamentos abusivos é a integridade física, psicológica e moral que é atingida, além do próprio objetivo da instituição e da qualidade do serviço prestado. No que tange à inovação deste projeto de pesquisa, poucos estudos têm se voltado à saúde mental de trabalhadores, principalmente na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho, principalmente no Mato Grosso do Sul. (SILVA, 2014; AZEVEDO; FIGUEIREDO, 2015; AFFELDT, 2016; BASSOLI, 2017; SANTOS, 2017; VASCONCELLOS, 2017). Esta metodologia visa tanto analisar as ocorrências de sofrimento como fomentar a criação de espaços que potencializem o incremento da saúde dos trabalhadores nas instituições de ensino superior. Assim, espera-se que os produtos finais gerados possam contribuir na elaboração e prática de tecnologias de cuidado e atenção que sirvam de modelo para o contexto da educação, reconhecendo à importância do trabalho na produção de saúde ou sofrimento e adoecimento.