Feira de produtos em transição agroecológica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira: Terceira Edição

Postado por: iasmim

Coordenador

Edgar Aparecido da Costa

Resumo

Este projeto já é uma demanda social dentro do CPAN/UFMS. Os dois anos de feira promoveram uma clientela cativa que demanda produtos produzidos em bases agroecológicas. Trata-se da primeira feira de Corumbá e Ladário com produtos dessa natureza, fruto de parcerias entre pesquisadores do CPAN/UFMS e Embrapa Pantanal. A continuidade da feira é uma das proposições do projeto de pesquisa intitulado “Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal” – NEAP, desenvolvido no CPAN e âncora para várias propostas de extensão. O público-alvo prioritário são as 12 famílias camponesas inscritas na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira (ITCPPF). Estima-se o benefício direto a 200 pessoas externas ao meio universitário e 100 vinculadas à UFMS. O projeto conta com a parceria da Embrapa Pantanal, Agraer/Corumbá e Agraer/Ladário e das prefeituras municipais. O objetivo principal é desenvolver mecanismos para continuidade e ampliação do alcance da feira de produtos em transição agroecológica no Câmpus do Pantanal da UFMS. Como objetivos específicos se busca organizar o espaço para realização da feira; aplicar e avaliar as tecnologias alternativas de combate às pragas nas hortas dos camponeses; criar um aplicativo de celular para gerenciar encomendas de produtos aos feirantes; analisar e testar os meios mais eficientes de comunicação para divulgação da feira e; avaliar o grau de satisfação dos feirantes e dos clientes em relação à feira em sua totalidade. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, de levantamento e de caráter interdisciplinar. Também se fará uso da pesquisa-ação, já que se pretende desenvolver um estudo mesclando extensão e pesquisa. Espera-se que o projeto possa garantir a continuidade da feira e que permita o aprendizado dos acadêmicos com a aplicação prática dos conteúdos disciplinares nas atividades de pesquisa-ação.