VI Colóquio Internacional de Pesquisa é Realizado no Campus do Pantanal

Postado por: secdir cpan

No último sábado 22 de abril, foi realizado na UFMS/Campus do Pantanal o VI Colóquio Internacional de Pesquisa entre Brasil e Bolívia. A atividade é desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI/PANTANAL e seu Projeto Observatório EÇAÍ – A aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente na fronteira, parte de Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno – UAGRM.

O evento recebeu em sua primeira mesa redonda, o Diretor do Campus do Pantanal, Professor Aguinaldo Silva, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Professor Fabiano Santos, a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Professora Hellen Marques, a Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares/Observatório EÇAÍ , Cláudia Araújo de Lima. Como convidados internacionais, o Decano da Faculdade de Humanidades, Professor Marcelo Sossa, a Coordenadora do Instituto de Investigações da Faculdade de Humanidades, Professora Mercedes Nostas. Ainda, entre os convidados internacionais, a Professora Aura Nelly, Coordenadora do Curso de Psicologia e a Coordenadora do Observatório Infanto Juvenil da UAGRM, Professora Claudia Cuellar, o tema foi a internacionalização da pós-graduação e graduação, pesquisa e fortalecimento das Universidades na América do Sul.

Os discentes de graduação, pós-graduação, egressos e técnicos da UFMS/Campus do Pantanal apresentaram os resumos de seus estudos já realizados e em desenvolvimento nos últimos 03 anos. O grupo já publicou parte dos resultados em um Dossiê de Fronteira na Revista Geopantal em 2016 e nesse ano publicará novo Dossiê em revista da Bolívia.  O NEPI/PANTANAL conta em 2018 com 26 pesquisadores.