Foi descrita no último dia 25 de dezembro uma nova espécie de rã-oval para o Pantanal brasileiro

Postado por: Luciano Édipo

Foi descrita no último dia 25 de dezembro uma nova espécie de rã-oval para o Pantanal brasileiro. A espécie Elachistocleis corumbaensis representa o primeiro vertebrado nomeado em homenagem a cidade de Corumbá.

 
Esta rã-oval, até o momento, é conhecida apenas para o Parque Municipal de Piraputangas e Maciço do Urucum, ambos situados na borda oeste do Pantanal.
 
O artigo que descreve Elachistocleis corumbaensis é fruto da dissertação de mestrado do biólogo Alessandher Piva, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGA/INBIO/UFMS), que estudou a “Diversidade de anfíbios anuros (Anura) em uma área de floresta estacional semidecidual no Parque Municipal de Piraputangas, Corumbá, MS”, sob a orientação do Prof. Dr. Nelson Rufino de Albuquerque, membro do corpo docente do Curso de Ciências Biológicas do CPAN e do PPGBA.
 
O artigo “A new species of Elachistocleis (Anura: Microhylidae) from the Brazilian Pantanal” foi publicado na Revista “Phyllomedusa – Journal of Herpetology”, e pode ser acessado através do seguinte endereço: http://www.phyllomedusa.esalq.usp.br/table.php?V=16&N=2