Movimentação interna tem regras ampliadas

Postado por: Luciano Édipo

Para prestigiar os acadêmicos da UFMS, a Instituição ampliou as possibilidades de movimentação interna dos alunos quando da oferta de vagas remanescentes. A partir do Edital UFMS/PROGRAD Nº 82/17 as vagas ofertadas foram divididas em classes, sendo a primeira para acadêmicos de cursos homônimos e a segunda para acadêmicos interessados em mudar de um curso para outro na Universidade, desde que os cursos sejam da mesma grande área de conhecimento.

“A Universidade já realizava a movimentação interna entre alunos cujo curso de origem tinha o mesmo nome do curso de destino. Entretanto, percebemos que não era muito justo deixar as vagas remanescentes desse processo apenas para transferência externa, em detrimento de alunos oriundos de nossa instituição”, explica o Pró-Reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho.

As vagas serão preenchidas primeiramente pelos acadêmicos da Classe 1. Caso as vagas não sejam totalmente ocupadas, serão disponibilizadas para os acadêmicos da Classe 2, cujo curso de origem é da mesma área de conhecimento (Anexo 1 do Edital).

“São cursos dentro da mesma área definidos pela Capes, o que irá facilitar o aproveitamento de estudos feitos anteriormente e irá permitir melhor adesão dos alunos. Isso deve melhorar as taxas de sucesso dos cursos. É mais uma das ações para somar no sentido de melhor ocuparmos as vagas remanescentes”, expõe o Pró-Reitor.

De 29 de maio a 11 de junho, as inscrições para concorrência deverão ser feitas pelo portal www.ingresso.ufms.br. A convocação para matrícula acontece de 21 a 23 de junho.

Ao todo estão sendo ofertadas 946 vagas para a área de conhecimento Ciências Exatas e da Terra, 115 para Ciências Biológicas, 292 para Engenharias, 154 para Ciências da Saúde, 179 para Ciências Agrárias, 441 para Ciências Sociais Aplicadas, 1092 para Ciências Humanas e 458 para Linguística, Letras e Artes.

Após a movimentação interna, vagas ainda ociosas serão oferecidas para transferência externa, refugiados e portadores de diploma de graduação.

Veja abaixo o Edital completo:

Download (PDF, 103KB)