Nota de esclarecimentos: Restaurante Universitário no CPAN

Postado por: Luciano Édipo
Diante dos inúmeros boatos sobre a instalação de um Restaurante Universitário (RU) no CPAN venho a público esclarecer a posição da Direção do CPAN.

Durante o primeiro ano deste mandato solicitei à CPAC que fizesse um estudo junto aos bolsistas que recebiam o Auxílio Alimentação sobre a instalação de um RU considerando a real possibilidade de utilização desses recursos para subsidiar a empresa vencedora numa futura Licitação. Argumentei que muito provavelmente o recurso do Auxílio ajudaria não apenas o acadêmico, mas toda sua família. Disse que entendia a argumentação de ampliar o quantitativo de beneficiados no âmbito da Comunidade acadêmica (com o RU), mas que precisava ouvir os alunos, saber o que pensavam para levar a proposta à frente.

A CPAC não me entregou o estudo, mas soube por um de seus membros que não houve aceitação por parte dos beneficiários do auxílio. Em razão disso não levei o caso à frente.

Essa é uma nova situação e não tem a concordância da Direção. É importante esclarecer que não sou favorável acabar com a Brinquedoteca para instalação de um RU. Neste momento não temos para onde remanejar a Brinquedoteca. Contudo, não sou contrário a apresentação de demandas consubstanciadas pelos acadêmicos para mudanças, mesmo que não concorde com elas e desde que não privilegiem individualismos. Todos são livres para fazer abaixo assinado e solicitar benefícios para uma coletividade. Se for do interesse dos acadêmicos que isso ocorra não farei oposição, apenas cuidaremos para não gerar mecanismos de exclusão.

Desejo esclarecer que o RU está presente no PDI da UFMS e no planejamento da atual Reitoria, não como imposição, mas como construção dialogada. Repito: a ideia não partiu da Direção ou da Reitoria, que está se estruturando para trazer uma proposta ao CPAN.

Aqueles que conhecem o modus operandi desta Direção sabem que não darei encaminhamento de algo que pode causar prejuízos a alguns alunos sem a chance de ouvi-los, de conhecer seus argumentos e de ajustar a proposta para minimizar seus problemas.

Neste sentido, a Direção solicitou à CPAC que convoque todos os beneficiários de Bolsa Permanência e de Auxílio Alimentação para uma reunião de esclarecimentos e de abstração de encaminhamentos que os alunos desejam dar. Vale destacar que está sendo considerado e é legítimo o abaixo assinado conduzido por alguns acadêmicos para implantação imediata do RU! O movimento não foi imposto! Não temos denúncias de que alguém foi obrigado a assinar favoravelmente.
Parece razoável acreditar que os possíveis prejudicados são os beneficiários do Auxílio Alimentação e que os demais concordam que o RU é de grande valia para a Comunidade. Acreditamos que é possível a construção de uma proposta para ser levada à Reitoria que não exclua, mas que permita a inclusão de mais alunos.
O formato e possível funcionamento do RU será elaborado de forma participativa e conduzida pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, que está a par de todos os movimentos em favor do debate causado.
Por fim, esclareço que a Direção jamais foi chamada para debater o assunto junto aos alunos. Penso que a ocasião nos convida a ajudar nos encaminhamentos, com os cuidados para não prejudicar alguns em detrimento de outros.

É o que temos a esclarecer!