Universidade inaugura FM Educativa UFMS 99.9 em Campo Grande

Postado por: Luciano Édipo

DSC_9505No dia 21 de junho a UFMS inaugura sua emissora de rádio, a FM Educativa UFMS 99.9. Como o nome indica a emissora tem caráter educativo cultural e, portanto, a proposta de valorizar as produções musical e de conteúdo locais e de abrir espaço para o experimentalismo acadêmico e para a divulgação da produção técnico-científica da Instituição. A inauguração será às 9h no Portão 8 do Estádio Morenão, próximo ao PAS, onde ficam as instalações da FM.

É possível ouvir a rádio pela WEB, no endereço: http://educativa.sites.ufms.br/

Segundo a Reitora, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, o esforço para conseguir a instalação da rádio foi recompensado com a satisfação em oferecer conhecimento e cultura à comunidade. “Foram cerca de oito anos de muito trabalho desde o requerimento da UFMS solicitando a instalação até a inauguração da emissora. Mas toda a dedicação valeu o esforço, pois a FM Educativa UFMS 99.9 é uma conquista para toda a coletividade. Ela possibilitará que a Universidade fique mais próxima da comunidade e tenha assim mais um veículo para a divulgação do conhecimento aqui produzido. Vamos produzir programas educativos, culturais, jornalísticos e de utilidade pública”, afirmou.

A concessão prevê que a FM UFMS 99.9 seja voltada à transmissão de programas exclusivamente educativo-culturais, não podendo ter caráter comercial nem fins lucrativos. Assim, a emissora contará apenas com apoio cultural.

DSC_9461No que tange à estrutura, a rádio possui uma torre de transmissão de 60 metros de altura, instalada próxima à unidade 6. O transmissor é de 1 KW. São dois estúdios, um para a transmissão ao vivo e outro para gravação e há também uma redação. Todos os equipamentos do estúdio já são digitais, o que faz com que a rádio esteja preparada para a mudança que deve ocorrer em breve nas transmissões em todo o País.

A partir da inauguração, a FM Educativa UFMS 99.9 entra no ar com uma grade básica, com programas criados pela equipe e também retransmissões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Toda a comunidade poderá apresentar projetos de programas que julgar interessante, que serão avaliados por um conselho consultivo para sua efetivação. O conselho fará deliberações quanto ao conteúdo emitido pela rádio observando sempre os preceitos da radiodifusão educativa.

Fonte: https://www.ufms.br/universidade-inaugura-fm-educativa-ufms-99-9/