CPAN desenvolve Projeto de Ensino Bricolagem Esporte Clube (B.E.C)

Postado por: Luciano Édipo

Nesta semana iniciaram-se as atividades do Projeto de Ensino Bricolagem Esporte Clube (B.E.C.) no campus do Pantanal. O Bricolagem tem o objetivo de proporcionar os conhecimentos e habilidades fundamentais para a pratica satisfatória do lazer através de modalidades esportivas, como o futsal e o voleibol. Os encontros são divididos em dois momentos, o primeiro quando se trabalham habilidades fundamentais de cada modalidade, e o segundo momento para exercitar aquilo que foi aprendido através da prática do jogo. O projeto é destinado a adultos, estudantes e trabalhadores da comunidade. A modalidade futsal acontece nas terças-feiras das 18 ás 20h sob a monitoria dos alunos Reinaldo Gonçalves e Alessandra Gonçalves e a modalidade voleibol ás sextas-feiras das 18h as 20h sob a monitoria dos alunos bolsistas Luan Rogério Canido de Souza e Gustavo dos Santos Correia da Silva. O projeto é coordenado pela professora do curso de Educação Física Dra. Micheli Verginia Ghiggi.

Resumo do projeto:

“Acreditamos que as práticas esportivas são elementos formadores de extrema importância para os cidadãos, principalmente quando tratamos do esporte de lazer. Na prática do voleibol e do futsal de lazer a comunidade poderá aprofundar e ampliar seus conhecimentos e habilidades, além de vivenciarem um espaço social de interação com sujeitos de diferentes espaços sociais e histórias de vida. Será potencializada a vivência de práticas corporais que estimulam os cuidados com o corpo e com a saúde, construindo diferentes corporeidades e relacionamentos pessoais e comunitários; serão sociabilizados conhecimentos acerca de práticas corporais esportivas com o intuito de atribuir significados e aprendizagens a este momento de lazer. Com isso poderá ser propiciada a continuidade do exercício de práticas esportivas de lazer em diferentes espaços, com mais autonomia. Também será uma oportunidade de reconhecer o ambiente da universidade como espaço público e aberto à sociedade, tomar parte dele através da convivência com a comunidade acadêmica, e descobrir mais sobre seu funcionamento e oportunidades de inserção.”

A proposta é que os conhecimentos científicos dialoguem com o conhecimento popular na tentativa de construir uma alternativa de prática a partir do entendimento da necessidade de formas de lazer que contraponham a lógica comercial. Desta forma, a competição ou o treinamento poderão ser parte do processo e não o único objetivo da prática esportiva. O projeto tem o objetivo de proporcionar momentos de lazer, atividade física e sociabilização entre os diferentes sujeitos que passam e permanecem na universidade, bem como ampliar os conhecimentos a respeito dos esportes. A partir da Bricolagem, o divertimento torna-se elemento central dos encontros, o que pressupõe a possibilidade de adaptação das regras dos esportes. Na bricolagem as regras podem ser construídas e modificadas coletivamente, questionando a prática dos esportes espetacularizados quanto às suas normas e condições de adaptação à realidade social e cultural. Além das modalidades voleibol e futsal pretende-se desenvolver também outras modalidades como handebol, natação, entre outras, demandadas pela sociedade.