CPAN lança Feira de Produtos em Transição Agroecológica

Postado por: Luciano Édipo

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira (ITCP-PF) do Câmpus do Pantanal (CPAN) da UFMS, juntamente com seus parceiros, Embrapa Pantanal, Sebrae-MS, Prefeitura de Corumbá e Prefeitura de Ladário, convida toda a Comunidade Acadêmica para o lançamento da Feira de Produtos em Transição Agroecológica, que será realizada na terça-feira, 24/05/2016, a partir das 8 horas, no saguão de acesso à Biblioteca do CPAN, Unidade I.

Assentamento 72 – A feira é resultado do trabalho de pesquisadores da UFMS e da Embrapa Pantanal, em parceria com o Sebrae-MS, que desde 2010 Têm implementado a produção de hortaliças sem utilização de veneno no Assentamento 72, em Ladário-MS. Foram realizados vários cursos de capacitação sobre hortas, agroecologia, associativismo, organização do lote como negócio, fortalecimento do cooperativismo, produção de caldas agroecológicas para controle das pragas, dentre outros. A Prefeitura Ladário tem sido importante parceira, desde então.

Sob a coordenação do pesquisador Alberto Feiden (e demais colaboradores da Embrapa Pantanal e da UFMS) foi criado o Grupo Bem Estar, dentre os agricultores do Assentamento 72. Toda a produção do Grupo não utiliza veneno em nenhuma etapa. Este é o único grupo autorizado pela  ITCP-PF para vender hortaliças dentro da UFMS, no âmbito do Projeto de Extensão coordenado pelo professor Edgar Aparecido da Costa.

Assentamento Taquaral – A ITCPPF iniciou seus trabalhos a partir de 2014, congregando pessoal da UFMS e da Embrapa Pantanal. Desde então, tem realizado reuniões e estimulado vocações produtivas no Assentamento Taquaral. As principais atividades estão sendo desenvolvidas junto à AAACF – Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá, dentre as quais se destaca a realização da I Feira do Mel, com apoio integral da Prefeitura de Corumbá. A feira representará espaço para comercialização de mel, queijos, farinha e demais produtos da agricultura familiar.

Outras Associações – Também participarão da feira as mulheres da Associação de Moradores da Comunidade Antônio Maria Coelho com oferta de produtos ligados à bocaiuva.

O diferencial da feira é a oferta de produtos livres de venenos. Só podem vender na feira produtores rurais cadastrados na Incubadora. Segundo o coordenador do projeto, professor Edgar Aparecido da Costa “a preocupação do projeto de extensão da UFMS foi oferecer um canal de comercialização de produtos com segurança alimentar. E ao mesmo tempo, aproximar a comunidade pesquisada e a de entorno para dentro da Universidade”.

SERVIÇO:

A Feira será realizada todas as terças-feiras, até dezembro de 2016, no saguão de acesso à Biblioteca do CPAN, Unidade I, com acesso pela entrada principal, na Avenida Rio Branco 1.270, Bairro Universitário, Corumbá-MS, como atividade do Projeto de Extensão coordenado pelo professor Edgar Aparecido da Costa.

faixa feira