Curso de Pedagogia realiza I Simpósio de Trabalho de Conclusão de Curso

Postado por: Luciano Édipo

I SIMPÓSIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CPAN/UFMS

Dias 25 e 26 de Abril de 2016
Das 14 às 18:30
Local: Anfiteatro—Unidade III (Porto)

· Possibilitar aos acadêmicos concluintes a difusão dos resultados de suas pesquisas aos demais acadêmicos do curso; e

· Levar aos alunos a vivenciar a troca de experiências nos primeiros passos no universo acadêmico no campo da Pesquisa.

Público: Acadêmicos e Professores e do curso de Pedagogia e demais cursos do CPAN/UFMS

Nº de vagas: 80

LINK INCRIÇÃO

DIA 25/04

Das 14 –16 h

Coord. Maria Auxiliadora e Dimair

  • Ludicidade como instrumento motivador no tratamento da desnutrição infantil;
  • O dialogismo entre ludicidade e alfabetização: o desenvolvimento de capacidades e potencialidades infantis;
  • Violência intrafamiliar: concepção de professores do ensino Fundamental;
  • O Agente Comunitário de Saúde: primeiras percepções do seu trabalho educativo no município de Ladário-MS;
  • A formação inicial e continuada de professores e o uso das tecnologias digitais na escola: primeiras aproximações.

Das 16:30 –1830 h

Coord. Silvia e Alexandre

  • O espaço externo das creches do município de Corumbá/MS: uma abordagem educativa;
  • Trabalho Docente na Educação Infantil: O perfil dos profissionais do município de Corumbá-MS
  • O abandono escolar na Educação de Jovens e Adultos;
  • A aprendizagem como foco dos documentos norteadores da Educação Mundial.

DIA 26/04

Das 14 –16 h

Coord. Anamaria e Edelir

  •  A maior riqueza do homem é a sua incompletude: adultos e crianças reconstruindo o cotidiano na creche;
  • A educação no Assentamento Mato Grande (Corumbá-MS);
  • Importância do brincar em um CEI do município de Corumbá-MS;
  • A escolarização e trabalho dos catadores de materiais recicláveis do município de Corumbá-MS.

Das 16:30 –1830 h

Coord. Edelir e Fabrício

  • Estágio curricular na Educação infantil como elemento da formação docente: um relato de experiência;
  • O papel do Programa Institucional de Bolsa para Iniciação a docência (PIBID) na formação inicial das professoras;
  • As instituições de atendimento às crianças e aos adolescentes cadastradas no CMDCA de Corumbá-MS;
  • O pedagogo em espaços não escolares: O CRAS em questão;
  • Liberdade Assistida: a produção científica na área da educação no Banco de Dissertações e Teses da CAPES.

Coordenação Geral

Prof. Dr. Edelir Salomão Garcia

Colaboradores

Alexandre de C. e Cougo

Ana Carolina Pontes Costa

Anamaria Santana da Silva

Andressa Santos Rebelo

Bárbara Amaral Martins

Cláudia Araújo de Lima

Daiani D. Tonetto Riedner

Débora Catarina Silva.

Dimair de Souza Franca

Fabiano Antonio dos Santos.

Fabrício Santiago Almeida

Luciano Édipo  P. da Silva

Márcia R. do N. Sambugari

Maria A. N. de F. Nery

Mônica de C. M. Kassar

Sílvia Adriana Rodrigues