A UFMS participa de ação de combate ao Aedes aegypti promovida pela Prefeitura Municipal de Corumbá no distrito de Albuquerque

Postado por: Luciano Édipo

A UFMS esteve presente das atividades de combate ao Aedes aegypti que teve sua culminância na sexta-feira, dia 08 de abril de 2016 no distrito de Albuquerque, localizado à 60 km da sede. Durante toda a semana os alunos da Escola Municipal Rural Polo Luiz de Albuquerque de Melo Pereira desenvolveram atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação.
A culminância dessas ações contou com palestras, teatros, músicas trazidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Também com a participação dos alunos da UFMS: Alessandra Laurindo Tomé Guedes,Bruno Allisson dos Santos, Daniely de Souza Elias, Flórence Cristina dos Santos Ignácio, Gustavo Alef da Silva Costa, José Luís Barboza Gutierrez Júnior, Kleverson Bruno Gonzalez de Amorim, Nádson Matheus dos Santos Silva, Nataly Maria de Souza, Patrícia Ferreira Marassi, Paulo Cesar Rodrigues dos Reis Filho, Pietro Silva de Figueiredo, Vanderlei Nunes e Westerley da Silva Reis. Os acadêmicos foram acompanhados do auxiliar de alunos do CPAC/CPAN Rodrigo Costa, da professora Luci Zanata e do diretor do CPAN, Edgar Costa.
A preparação para a ação começou na quinta-feira, dia 07/04/2016, contando com palestra esclarecedora da professora Luci Zanata, sobre o mosquito, as doenças a ele atribuídas, os cuidados, as formas de prevenção e o enfrentamento. Na sexta-feira, no micro-ônibus da UFMS, o grupo partiu para Albuquerque, chegando por volta das 8 horas, sendo imediatamente integrado aos grupos de alunos e professores da Escola rural e dos técnicos das Secretarias de Educação e de Saúde do município para visita às moradias locais. Estima-se o alcance de 600 pessoas. De volta à escola, ocorreram as apresentações dos alunos e dos técnicos da Prefeitura Municipal. Além disso, o diretor do CPAN, representando o Ministério da Educação, discursou em favor das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Retornamos para a UFMS no final da manhã.