Hoje em debate no CPAN/UFMS: “Religião, Moral e Ciência”

Postado por: Ana Monteiro

O debate acontecerá hoje (27/11/2015), às 19h, na Sala H-108, da Unidade I, do Câmpus do Pantanal e será conduzido pelos professores Marco Aurélio Machado de Oliveira, Fabrício Santiago Almeida e Luís Fernando Galvão, todos docentes de diferentes cursos do CPAN/UFMS. A “complexidade da temática exige uma leitura a partir de múltiplos e distintos olhares. Daí porque a integração, nessa mesa, de professores de diferentes formações e leituras teóricas”, explica um dos  coordenadores do evento, prof. Ilídio Roda Neves, do Curso de Psicologia.

Segundo prof. Ilídio “uma mesa que trate de Religião, Moral e Ciência se faz necessária diante dos embates que têm ocorrido em nossa sociedade e que têm colocado o campo da ciência em rota de colisão com princípios religiosos, com grupos fundamentalistas e discursos moralistas, como os que têm sido apresentados, por exemplo, no Congresso Nacional nos últimos anos”.

O professor explicou ainda que “esta mesa faz parte de um projeto mais amplo proposto pela professora Claudia Elizabete da Costa Moraes Mondini, pelos professores Fabrício Santiago Almeida, Ilidio Roda Neves, Luis Fernando Galvão e Ronny Machado de Moraes, de trazer para o espaço do CPAN a discussão de temas importantes que estão sendo tratados pela sociedade e sobre os quais a Universidade deve se posicionar, inclusive para enriquecer o debate”.

Nas palavras do professor Ilídio Roda Neves, “também fazem parte das discussões que mobilizaram essa mesa as razões que mobilizam @s estudantes na escolha dos cursos de graduação e o quanto a sua formação científica contribui, ou não, para o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla, laica e secular de mundo e de sociedade. O contexto de discussão são temáticas delicadas, de certa forma polêmicas que envolvem religião, religiosidade e fundamentalismo religioso, moral e moralidade, ciência e cientificismo, mas que devem ser feitas, buscando refletir assuntos que têm passado à margem de uma discussão mais aprofundada da academia, sobretudo em nossa Universidade”, finaliza o professor.

Para o professor Luís Fernando Galvão, um dos debatedores da noite, o  propósito do evento é “ampliar a discussão de temas de interesse da comunidade acadêmica e que geralmente não são pautados em sala de aula em função de contingências curriculares. Ademais, a possibilidade de discussão de temas sob diferentes perspectivas acadêmico-científicas deve contribuir para o desenvolvimento conceitual e crítico sobre os fenômenos envolvidos”.

cartaz