No Feriado municipal do Dia da Consciência Negra não haverá expediente no CPAN/UFMS – Sábado é dia letivo normal!

Postado por: Ana Monteiro

Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do Movimento Negro (o maior do gênero no país), a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro.  A data é feriado em 1.044 cidades brasileiras, dentre elas Corumbá (MS), por força de Lei Municipal de 2008.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro,  por ocasião da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Algumas entidades organizam palestras e eventos educativos, visando, principalmente, crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Quando tudo aconteceu…

160Zumbi dos Palmares0: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não para de aumentar, chegaram a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão. – 1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro. – 1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham na tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares. – 1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro. – 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares – 1662 (?): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; foi batizado com o nome de Francisco, ajuda nas missas e estuda português e latim. – 1670: Zumbi foge, regressa a Palmares. – 1675: Na luta contra os soldados portugueses, comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. – 1678: A Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos. – 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas. – 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir. – 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.

(Fonte – Planalto.gov.br)