Em destaque o Projeto “Letras em Cena” e sua primeira Roda de Leitura

Postado por: Ana Monteiro

O grupo “Letras em Cena”, do curso de Letras – Habilitação Espanhol/Inglês, sob a coordenação da prof. Dra. Elizabeth Bilange, realizou no Auditório da Unidade III – UFMS-CPAN (Alfândega), no dia 27 de maio de 2015, sua primeira Roda de Leitura, a partir dos textos que compõem o livro Desertos e outras infinitudes da escritora, e também professora do CPAN, Lucilene Machado.

Segundo prof. Beth Bilange, “a proposta é o incentivo à leitura literária na universidade e dentro da comunidade. Em função das leituras acadêmicas obrigatórias, os alunos, de modo geral, se distanciam da leitura artística, e a universidade passa a ser um espaço instrucional onde a leitura assume caráter didatista, concretizando-se de forma mecânica e rotineira. A intenção dos alunos do Curso de Letras é resgatar essa leitura propondo encontros com performances artísticas diversas, em que o próprio acadêmico seja o criador e protagonista das encenações. Outro objetivo é a desinibição dos futuros professores, o que inclui o estímulo à criatividade, postura, aprimoramento da voz e dicção entre outros”, explica a Coordenadora do projeto.

O evento reuniu professores, alunos e membros da comunidade para assistirem à leitura de textos que exploram a realidade a partir de um olhar feminino. São crônicas que segundo Flávio Nantes (2004) põem em relevo, entre outros elementos, uma temática ancestral no âmbito das artes e de outras esferas do saber: o amor, as relações entre os objetos do desejo, as paixões que nos assaltam, roubam nosso senso crítico, colocam em xeque nossa própria existência e nos empurram a um mundo incoerente e obscuro, ademais dos infindáveis desertos que permeiam a existência humana no interior do cosmos. A escritora Lucilene Machado coloca a nu nossa própria existência ao analisar de maneira poética seus meandros e engendramentos.

A apresentação ocorreu entre as 19h30 e 21h. Além das leituras dramatizadas, também houve declamação de poema, depoimento e música ao vivo.

O “Letras em Cena” deixa aberto à comunidade o convite para as demais apresentações previstas uma para o final deste semestre; outra na semana de letras, em agosto; e no Café literário (SESC) com a prof. Dra. Lucilene Machado, em setembro. Todas as apresentações com datas a serem confirmadas. Agradecemos a presença de todos que prestigiaram o evento.

letras em cena 1 letras em cena 2

FONTE: LETRAS-CPAN/UFMS