Vamos brincar!!! – 28 de maio – Dia Mundial do Brincar

Postado por: Ana Monteiro

Acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Educação Física do CPAN/UFMS convidam toda a comunidade acadêmica e sociedade local para brincar!!!!

Os alunos estão desenvolvendo atividades em comemoração ao Dia Mundial do Brincar.O foco, neste dia,  é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.  Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem  ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.

O Dia Mundial do Brincar é muito importante, pois é uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições públicas e privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizam um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.

Chamam-se de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais.

Neste contexto, ressaltamos também os cuidados que os adultos precisam ter com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira.

Quando adultos cometem interferências constantes, tentando ensinar as crianças a brincar corretamente, eles podem estar anulando outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento.

Cuidados como estes e outros, como respeitar os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, fazem parte da necessidade das crianças para que  possam  desenvolver-se  plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente.

Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano.

Durante todo o dia de hoje várias atividades divertidas serão desenvolvidas no Câmpus do Pantanal/UFMS.

– Das 8h30 às 09h30 – As brincadeiras irão até você que estiver no CÂMPUS/UFMS!

– Das 14h às 16h – Brincadeiras vão acontecer na quadra da Universidade I.

– E às 19h – Será exibido o documentário “TARJA BRANCA” no Anfiteatro Salomão Baruki. A entrada é franca.

O Brincar é um direito político das crianças que une, por meio da Semana do Brincar, parceiros com as mais distintas origens para fazer parte desta ciranda. É um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança.

???????????????????????????????  ???????????????????????????????