Começa nesta quinta, dia 16/10, o IV ENCOSMAT

Postado por: Ana Monteiro

Começa nesta quinta-feira (16/10), o IV ENCOSMAT – IV Encontro Sul-mato-grossense de Matemática, no Anfiteatro Professor Salomão Baruki, Unidade II, do Câmpus do Pantanal, a partir das 10h, com o credenciamento dos participantes e entrega de material.

O evento é uma realização do Curso de Matemática do CPAN e recebe o apoio dos Campi de Ponta Porã, Paranaíba e Aquidauana, da UFMS, da UEMS-Câmpus de Cassilândia, Universidade da Grande Dourados, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA, Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ, e do Instituto de Matemática da UFMS.

Estão programados 15 minicursos com os mais variados temas, mesas-redondas, palestras, comunicações científicas, relatos de experiências e apresentação de banners.

Em sua quarta edição, a ser realizada em Corumbá-MS, o IV ENCOSMAT objetiva congregar o conhecimento de professores da educação básica, alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática juntamente com a experiência de profissionais numa contribuição efetiva para a formação na área e seu ensino e, assim, desenvolver, difundir e socializar o conhecimento por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e promover possibilidades de intercâmbio na formação dos profissionais da área, preparando-os, para que possam intervir e atuar com dinamismo e pensamento crítico-reflexivo no processo de desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.

Trata-se de um período e de ambiente propícios para discussões de temáticas, divulgação de trabalhos científicos e de investigação de estratégias para melhoria da qualidade do ensino na área. A grande variedade de profissionais que atua no ensino básico, com experiências e competências distintas, destaca a importância de assegurar a constante capacitação, para suprimir eventuais lacunas de formação, agregar novas habilidades e convergir ideais voltados ao ensino.

O IV ENCOSMAT se encerra no sábado (18/10), às 21h, com uma Confraternização e apresentação cultural.

O ENCONTRO

Originalmente, este evento foi idealizado por professores da UFMS com o intuito de criar um ambiente propício para interação de atividades, troca de experiências e divulgação da produção na área. A primeira edição do evento ocorreu em 2011, no Campus de Ponta-Porã e reuniu um número expressivo de participantes das instituições UFGD, UEMS, além dos campi da UFMS, localizados nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba e Aquidauana.

A segunda edição do evento, que aconteceu em 2012, foi sediada no Campus de Paranaíba e fortaleceu também a participação da comunidade externa, representada pelos profissionais atuantes no ensino básico. Em 2013, a terceira edição do evento foi realizada no Campus de Três Lagoas, na ocasião, participaram professores, graduandos e pós-graduandos de todo o Estado.

Mais informações e a Programação completa do evento podem ser acessadas no link: 4º ENCOSMAT