CPAN/UFMS dá início a processo de criação da Fundação Izulina Xavier em parceria com a Fundação de Cultura de Corumbá

Postado por: Ana Monteiro

O Diretor do CPAN/UFMS, prof. Dr. Edgar Aparecido da Costa, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (18/09), em seu Gabinete, com a vice-prefeita e Diretora-Presidente da Fundação de Cultura de Corumbá-MS, Márcia Rolon, e as professoras Dr.ª Elizabeth Maria  Azevedo Bilange, do Curso de Letras e Dr.ª Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli, do Curso de Psicologia para dar início aos trâmites de criação da Fundação Izulina Xavier, artista conhecida por seu trabalho bastante expressivo e singular com esculturas, dentre elas as que compõem a Paixão de Cristo, restauradas e recolocadas no famoso caminho ao Cristo, em Corumbá-MS.

De acordo com a professora Elizabeth Bilange, Izulina Xavier quer concretizar a vontade de doar todas as suas obras, sua residência e outros bens para uma fundação. E sabendo disso, deu-se início aos trâmites de criação da Fundação Izulina Xavier que, do alto de seus 89 anos, almeja ver seu sonho realizado o quanto antes.

DSCN4897 corumba_arterelig_17 wmX-753x452x4-523adf33b831594241a5a3b80aec44780d51a0920afc8 11373237 corumba77lx

(Da esq. para a dir.) Prof. Dr.ª Beatriz Flandoli, Márcia Rolon, Prof. Drª  Elizabeth Bilange e Porf. Dr. Edgar – na sequência as esculturas na cena da Crucificação, no Morro do Cristo Redentor, em Corumbá-MS; D. Izulina; a imagem de São Francisco de Assis e o Cristo Redentor.

Eu vivi no campo, nadei com os peixes, cantei com os pássaros e voei com as borboletas. Já fui muito feliz. E nada me impede, com tudo o que eu passei, de eu ainda ter minha felicidade. De vez em quando eu me descubro voando, feliz da vida. Uma sensação tão boa, tão gostosa… Quando eu consigo terminar uma escultura que eu gosto, eu fico numa felicidade que você não queira nem saber.” Izulina Xavier