CPAN buscará novos cursos para Corumbá e Ladário

Postado por: Rodrigues dos Santos

Na manhã do dia 06/03/2014, o Conselho de Câmpus do Câmpus do Pantanal, em reunião extraordinária, opinou favoravelmente, por unanimidade, a criação de 5 novos cursos, a serem instalados em Corumbá. Dessa maneira autorizando a Direção do CPAN a adotar providências para a instalação dos cursos de Agroecologia, Arquitetura, Engenharia Civil, Medicina e Medicina Veterinária. Em relação ao curso de Medicina, Corumbá se tornou uma Macrorregional de saúde em Mato Grosso do Sul, e precisa avançar na oferta de serviços qualificados, além da especificidade fronteiriça, que precisa atentar. Falta médicos no Brasil! Prova disso é o programa Mais Médicos!
O curso de Medicina Veterinária será diferente! Estará desenvolvendo pesquisa em saúde animal, focado no estabelecimento de um laboratório para pesquisa de viroses aviárias (o Pantanal é o ponto de convergência de várias rotas migratorias). Isso dará visibilidade mundial, já que as grandes epidemias no futuro estarão ligadas as aves migratórias, em acordo com a pesquisadora Aiesca Pelegrin, da Embrapa Pantanal. A vigilância, estratégias em vigilância, modelos de tomada de decisão para vigilância, bem como estudos de cadeias epidemiológicas em animais silvestres seria um grande diferencial que nenhuma outra Universidade no país teria.
O Curso de Agroecologia estará focado em produzir alternativas de produção para a agricultura familiar, com olhar atento para a segurança alimentar. Certamente ajudaremos os assentamentos rurais da nossa região tornarem-se sustentáveis.
Engenharia Civil é uma aposta pela escassez desse profissional no país e pela necessidade de apresentar alternativas tecnológicas de baixo custo e com apelo ambiental.
O curso de Arquitetura será diferente de todas as propostas do Centro Oeste brasileiro. Estamos pensando num curso com ênfase na recuperação de prédios históricos, próprios da nossa cidade e de outros tantos patrimônios culturais, e com forte apelo ambiental. Ou seja, articulado com o pensamento de proteção do ambiente, de convivência harmoniosa da sociedade com seu meio.

Acreditamos que, com esses cursos – e com o fortalecimento dos cursos já existentes – ajudaremos a transformar nossa fronteira num ambiente muito agradável de se viver.
A direção do Câmpus do Pantanal terá a missão de articular forças políticas e técnicas, junto às Prefeituras Municipais de Corumbá e Ladário, às Câmaras Municipais, à bancada estadual de deputados, aos nossos senadores, governador, MEC e outros Ministérios afins, bem como à Reitoria da UFMS e ao Conselho Universitário para aprovação desses cursos para o CPAN.