Inaugurada nova unidade do CPAN.

Postado por:

No dia 14 de dezembro foi inaugurada a Unidade 3 do Câmpus do Pantanal em Corumbá. Participaram da solenidade a Reitora Célia Maria Silva Correa Oliveira, o Diretor do câmpus, professor Wilson Ferreira de Melo, o senador de MS, Delcídio do Amaral, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, o prefeito eleito de Corumbá, Paulo Duarte, a vice-prefeita eleita, Márcia Rolon, o prefeito de Ladário, José Antônio Assad.

A solenidade teve início com a Banda do Comando do 6º Distrito Naval da Marinha, que executou também o hino nacional. O Diretor do câmpus manifestou a satisfação de receber os presentes para a solenidade, agradecendo o trabalho incessante de técnicos e funcionários para a realização da revitalização do prédio. O Padre Américo Resende, da Cidade Dom Bosco, abençoou as instalações e pediu a Deus sabedoria para todos.

O prefeito Ruiter Cunha acredita que preservar e utilizar a edificação histórica será importante para o município e para o desenvolvimento da região. Paulo Duarte lembrou que a presença da Universidade na cidade é fundamental, pois ela não traz apenas conhecimento para a comunidade, mas muda a economia, traz crescimento. Para o Senador Delcídio o trabalho foi intenso, mas gratificante. “É muito bom ver o prédio revitalizado, preservando a cultura e história corumbaenses, e sendo utilizado novamente. Quando chegamos aqui havia moradores de rua e depredação, hoje está todo reformado e equipado para as aulas”, comentou.

A Reitora Célia Maria Silva Correa Oliveira ressaltou que a unidade está à disposição da comunidade, e que possibilitará também à Universidade crescer no viés das atividades culturais. “A UFMS necessitava de um espaço como este, em uma cidade que, sabemos, é de uma cultura exuberante. Esperamos que aqui se desenvolvam muitos projetos e que a comunidade usufrua o conhecimento colocado à disposição”, afirmou.

A visita às instalações contou com apresentações de alunos do Moinho Cultural.

Unidade 3 do CPAN – O prédio, localizado no Porto Geral em uma região histórica de Corumbá, foi doado em 2010 pela Secretaria de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A revitalização do local, no qual foram investidos cerca de cinco milhões de reais, sendo três para revitalização da estrutura e dois para mobiliário e equipamento, foi feita com o acompanhamento do Instituto.

A estrutura abriga salas de aula, salas de professores, apartamentos para professores visitantes, um mini anfiteatro, sala para dança, sala de música, laboratório de estudos fronteiriços, laboratório de arquivo histórico e laboratório de informática. Na unidade 3 funcionarão os mestrados em Educação e em Estudos Fronteiriços e projetos de extensão nas áreas de dança, música e línguas estrangeiras abertos à comunidade.