Projeto leva alunos ao julgamento do mensalão.

Postado por:

Um grupo de 14 acadêmicos de Direito esteve em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto, para conhecer in loco as instalações do Poder Judiciário, Ministério Público Federal, Poder Legislativo e OAB – Conselho Federal. O projeto de extensão UFMS em Brasília está em sua segunda edição e recebeu, dentre os 14 acadêmicos participantes, 7 de outras instituições: 6 da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e um da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Acompanhados do professor Aurélio Tomaz da Silva Brittes, coordenador do projeto, os alunos estiveram no dia 17 de agosto, no Conselho Federal da OAB, onde puderam conferir vídeos sobre a história da ordem e palestra com a historiadora Cristina Britto. “Visitamos também o Museu Histórico da Ordem e na parte da tarde fomos à Procuradoria Geral do Trabalho, onde fomos recebidos pelo procurador do Trabalho Cícero Pereira e pelo procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo”, conta o professor. A visita foi notícia no portal do Ministério Público do Trabalho: http://portal.mpt.gov.br.

Na manhã do dia 28 os alunos estiveram na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) onde foram recebidos pelos servidores José Ribeiro, coordenador nacional da OIT no Brasil e Severino Góes, oficial de comunicação e informação pública. Os acadêmicos participaram de uma palestra sobre a estrutura orgânica da OIT, sua história e as linhas de pesquisa desenvolvidas. “Além da visita ser rica em informações, ainda ganhamos muitos livros e materiais sobre o trabalho pelo mundo e a escravidão contemporânea, tema destaque da OIT”, afirma Aurélio.

No Congresso Nacional os alunos assistiram a uma palestra sobre o processo legislativo e No Superior Tribunal de Justiça (STJ) à sessão de julgamento de uma das turmas criminais. Os acadêmicos fizeram também uma visita ao museu histórico do tribunal.

No dia 29 os estudantes estiveram na Procuradoria Geral da República, onde assistiram a vídeos institucionais sobre a missão e história do Ministério Público Federal e foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) onde acompanharam o julgamento do chamado “mensalão” – a ação penal 470. Ayres Britto, presidente do Tribunal, registrou a presença dos alunos cumprimentando-os antes do início da sessão. “Presenciamos uma sessão que ficará para a história do País e que teve uma cobertura muito grande por parte da imprensa. Foi muito importante para os acadêmicos, ficará marcado”, comenta o professor. Ainda no STF os alunos receberam conselhos do Ministro Marco Aurélio que disse para aproveitarem a vida acadêmica para lerem e estudarem muito e procurarem sempre estudar matérias auxiliares ao Direito, de formação humanística e também os romances.

No dia 30 de agosto a visita foi ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), onde foram recebidos pela ministra Kátia Magalhães Arruda e participaram de uma visita ao Memorial de Justiça do Trabalho e à Coordenadoria de Cadastramento Processual. Os acadêmicos acompanharam julgamentos e assistiram a palestra e vídeos sobre a missão e história da justiça do trabalho no Brasil. Os estudantes visitaram também o Superior Tribunal Militar (STM) onde fizeram uma visita guiada e puderam acompanhar julgamentos e assistir a vídeos e palestra sobre a missão e história da justiça militar com o Ministro Brigadeiro Rosa Filho.