PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA NA FRONTEIRA BOLÍVIA – BRASIL.

Postado por:

Em 2010, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul -UFMS – e as Universidades de Estados que fazem fronteira com outros países da América do Sul foram convidadas pelo Ministério de Educação – MEC -para dar continuidade ao Projeto de Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira – PEIBF, iniciado em 2005.  O Projeto se solidificou em diversas reuniões com a participação das Instituições envolvidas. Desde o início, a UFMS é representada oficialmente, em Brasília, pela professora do Curso de Letras do Campus do Pantanal, Suzana Mancilla Barreda.

Uma mudança significativa, resultado das experiências já desenvolvidas em outras fronteiras e ao próprio tempo de existência do PEIBF, foi a retirada do conceito de bilinguismo, considerando-se que há fronteiras em contato com mais de duas línguas, como é o caso da  fronteira Brasil / Paraguai, onde o Guarani, além do espanhol, está presente no cotidiano dos  falantes.

É importante ressaltar que o Projeto, a partir da Portaria Nº 798 de 19 de junho de 2012, do Diário Oficial da União, torna-se um Programa – Programa Escolas Interculturais de Fronteira – PEIF, o que amplia o tempo de duração e o âmbito de atuação dos trabalhos.

O Programa estabeleceu condutas para aplicação em comum, entre as quais, priorizar a formação dos professores com o objetivo de atualizar os que já desenvolviam o projeto e capacitar, com a metodologia a ser aplicada, os professores das fronteiras onde o projeto será implantado,  como no  caso da fronteira Bolívia-Brasil,  nos municípios de Corumbá e Puerto Quijarro. Essa capacitação visa preparar os professores para realizar o “cruce”: os professores envolvidos, um ou dois dias por semana, cruzarão a fronteira para atuar nas escolas participantes. A previsão é que a aplicação dessa metodologia tenha início na Escola Municipal Eutrópia, em Corumbá, e a Unidad Educativa Frontera, em Arroyo Concepción, distrito de Puerto Quijarro, a partir de 2013.

Para atender as demandas do Programa, constituiu-se Comissão multidisciplinar, com professores oriundos da Pedagogia (CPAN), História (CPAN), Pedagogia (Campo Grande) e de Letras (CPAN), respectivamente mencionados a seguir: Alexandre Cougo de Cougo, Gustavo Vilela Lima da Costa, Jacira Helena do Valle Pereira e, Luciene Paula Machado Pereira. A equipe deu início aos trabalhos sob a coordenação da Profa. Suzana Mancilla Barreda. O PEIF também conta com a colaboração de vários professores pesquisadores da UFMS e de colaboradores externos, como a professora Eliana Aparecida Araújo Fernandes, professora diretora da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, de Ponta Porã, onde o Programa encontra-se em andamento desde 2008, em intercâmbio com Escuela Defensores del Chaco em Pedro Juan Caballero (Paraguai).

O Curso de formação, com início em junho e conclusão prevista para dezembro deste ano, ofereceu o primeiro módulo na escola CAIC (Corumbá), e contou com a participação de professores da educação básica dos municípios de Corumbá, Brasil, Puerto Quijarro e Puerto Suárez, Bolívia. O objetivo foi sensibilizar o olhar e apontar nova perspectiva intercultural de como trabalhar a Educação, enfatizando o respeito às diferenças e à valorização das culturas locais em suas singularidades e riquezas.

.Para a concretização do Programa, destaca-se a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, com o apoio do professor Helio de Lima, do Director Distrital de Educación de Puerto Quijarro, professor Juan Pablo Suyo Méndez e da Directora Distrital de Educación de Puerto Suárez, professora Aida Goytia. A Cônsul Carla Filomena Santos Lopes do Consulado do Brasil em Puerto Suárez, e o Cônsul Juan Carlos Mérida Romero, do Consulado boliviano em Corumbá, também dão importante apoio ao PEIF.

Assim constituído e apoiado, e com ênfase na aprendizagem nas línguas português e espanhol em abordagem intercultural, e não apenas a aprendizagem mecânica das línguas, o Programa de Escolas Interculturais de Fronteira pretende promover a cultura de paz e de cooperação interfronteiriça e marcar a construção da Identidade Regional nesta fronteira.

Profas. Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Elizabeth Maria Azevedo Bilange, Luciene Paula Machado Pereira.

Seminário de Abertura