MESTRADO EM ESTUDOS FRONTEIRIÇOS DEBATE O COMITÊ DE INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA CORUMBÁ – PUERTO SUAREZ

Postado por:

Na noite desta quinta-feira, 10 de abril de 2012, durante a aula da disciplina “Gestão do Território Fronteiriço”, ministrada pelo professor Dr. Edgar Aparecido da Costa, do Mestrado em Estudos Fronteiriços foi realizado um debate sobre o Comitê de Integração Fronteiriça Corumbá – Puerto Suarez contando, entre os debatedores, com a presença do empresário Lourival Vieira Costa, conselheiro do Sebrae; do secretário de Relações Institucionais de Corumbá, Lamartine de Figueiredo Costa e do Consul da Bolívia em Corumbá, Juan Carlos Mérida. Além dos alunos da disciplina também participaram dos professores Igor Catalão, do curso de Geografia e Suzana Mancilla, do curso de Letras (habilitação espanhol) e representante da UFMS no Projeto Escolas de Fronteira junto ao MEC. O propósito da aula foi discutir como fazer a gestão de um território em área de fronteira cuja ação só pode ser na escala de sua jurisdição, quando se sabe que a maioria das questões (segurança pública, saúde, ambiente etc.) não são restritas pelo limite internacional.
O empresário Lourival Costa esplanou como O SEBRAE, através do projeto “MS sem fronteiras” fez para driblar as barreiras impostas pelo limite internacional (pelas jurisdições territoriais). Lamartine Costa e o cônsul da Bolívia, contaram os detalhes das reuniões realizadas (trazendo documentos advindos delas), apontando avanços e dificuldades do Comitê. Após essas falas, os alunos do mestrado colocaram vários pontos de vistas, sugestões e questões amplamente debatidas por todos.
Ficou nítida a importância da participação do MEF nos debates e nas articulações do Comitê e também da importância da parceria com o SEBRAE, através do projeto “MS sem fronteiras”.