Convite Palestra

Postado por:

Palestra: O Lugar da Literatura
Palestrante: Miguel Sanches Neto
Dia 30 de março, sexta-feira, às 10h.
Local: Sala Aquário, Curso de Letras, UFMS
EMENTA DA PALESTRA:
A ineficácia das estratégias leitoras no Ensino Médio e a perda da centralidade do texto literário na área das humanidades nos levam a repensar, dentro dos cursos de Letras, o lugar ocupado pela literatura, os conteúdos, a formatação e os objetivos de disciplinas que pressupõem um aluno leitor, quando na grande maioria das vezes este aluno ainda é literariamente iletrado.
PROBLEMATIZAÇÃO:

O tema é polêmico e incômodo: como os professores e os alunos de Letras leem, ou não leem, literatura?

De que modo a literatura é vista socialmente, pedagogicamente e no âmbito dos Cursos de Letras?

QUEM É MIGUEL SANCHES NETO

O professor Miguel Sanches neto é um dos principais ficcionistas brasileiros nascidos na década de 1960.
Graduado em Letras, com especialização em Literatura Brasileira, é mestre em Teoria Literária pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (1990-1992) e doutor em Letras – Teoria e História Literária pela UNICAMP (1994-1998). É professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, desde 1993. Já foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
na UEPG, onde também dirigiu a Editora da Universidade. Foi diretor da Imprensa Oficial do Governo do Paraná. É ficcionista, poeta e memorialista, com mais de uma dezena de livros
publicados, tendo organizado outras tantas obras no âmbito da pesquisa literária.

OUTRA ATIVIDADE NA UFMS

O professor Miguel Sanches Neto também será arguidor em banca de defesa do Mestrado em Estudos de Linguagens. Eis o convite para esta outra atividade:
CONVITE
Convidamos para a Banca de Defesa da mestranda Laura Eliane de Magalhães Alvarez Delgado, com o trabalho “A alteridade em narrativas de Luiz Vilela”, no Mestrado em Estudos de Linguagens, da UFMS de Campo Grande.

Dia: 30 de março de 2012, às 14h
Local: Sala 1 do Mestrado, no CCHS

Banca:
Rauer Ribeiro Rodrigues
(presidente/orientador)

Miguel Sanches Neto
(UEPG, convidado externo)

Kelcilene Grácia-Rodrigues
(UFMS / Três Lagoas)

Contamos com sua participação.