Primeiro encontro do Seminário de Psicanálise Contemporânea

Postado por: Jose Henrique Parra Palumbo

O Câmpus do Pantanal da UFMS acaba de ganhar mais uma espaço de formação no âmbito da extensão universitária. O Seminário de Psicanálise Contemporânea é um espaço de conferências sobre os avanços clínicos e teóricos da Psicanálise e foi elaborado para contribuir, primordialmente, com a formação continuada dos profissionais de saúde mental e dos alunos dos cursos de saúde de Corumbá e região.

Coordenado pelos professores do curso de Psicologia, José Henrique Palumbo e Carolini Cunha Bezerra, o Seminário contará com a presença de convidados especialistas e que desenvolvem trabalhos nas interfaces da atuação psicanalítica com outras áreas, tais como: psicanálise e saúde mental, psicanálise e saúde coletiva, psicanálise e saúde do trabalhador, psicanálise e imigração, modos de intervenção psicanalítica em contexto institucional, psicanálise e psicopatologia, teoria psicanalítica, psicanálise e ciência etc.

Com frequência mensal, o Seminário acontecerá sempre às últimas quintas-feiras de cada mês. E o primeiro encontro do Seminário está marcado para o dia 30 de abril e terá a participação de Paulo Cabral, psicanalista do Instituto Sedes Sapientiae, psicólogo e Mestre em Psicologia pela USP. O tema desse primeiro encontro será as contribuições de Sándor Ferenczi para a psicanálise contemporânea (como os problemas envolvendo o vínculo terapêutico e as adaptações técnicas).

O primeiro encontro do Seminário de Psicanálise Contemporânea será na Unidade I do CPAN, na Av. Rio Branco 1270, Universitário, Corumbá – MS, às 17h30 nas sala H108. Para participar, é necessário a inscrição por meio do link a seguir: https://forms.gle/yxQTVxHHk978ky2M9.