Mudanças Climáticas e a tragédia no Rio Grande do Sul

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

Na noite do dia 13 de maio aconteceu a primeira roda de diálogos do Projeto de Extensão Cafés Pedagógicos – rodas dialógicas de escutas e formação de professores, organizado pelos Professores Alexandre Cougo, Elaine Ferro, Leandro Vieira e Rosimara Correia, docentes do Curso de Pedagogia do CPan/UFMS, junto com a equipe de 7 estudantes e dois pedagogos egressos do curso. Na roda se dialogou o tema Mudanças Climáticas e a tragédia no Rio Grande do Sul a partir das falas das/os pesquisadoras/es Aline Rodrigues (UFSM), Elisa de Freitas (CPan/UFMS), Fabiano Ruckert (CPan/UFMS) e Hudson Macedo (CPan/UFMS).

Apesar da noite fria na cidade de Corumbá, muitas pessoas participaram da conversa. O registro de presenças contou com mais de 150 presentes, entre estudantes e professores dos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, História, Geografia, Direito, Ciências Biológicas, Psicologia, Mestrado em Estudos Fronteiriços e do Mestrado e Doutorado em Educação, bem como de outras pessoas da comunidade pantaneira.

Como proposta do encontro, foram arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, ração para animais e muitos litros de água que foram entregues na manhã de terça-feira, dia 14 de maio, no Aeroporto Internacional de Corumbá para ser transportado até as vítimas gaúchas da tragédia climática.

A equipe do Projeto agradece imensamente a participação de todos/as os/as envolvidos/as e afirma que em breve a próxima roda dialógica deverá ser anunciada.