Jornada de Prevenção ao Suicídio realiza atividades na Cidade Universitária e nos câmpus

Postado por: secdir cpan

O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a Universidade promove atividades que destacam a importância do diálogo aberto sobre a saúde mental. Entre os dias 19 e 22, será realizada a 4ª Jornada de Prevenção ao Suicídio na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, de Chapadão do Sul, de Paranaíba, do Pantanal e de Três Lagoas. A palestra de abertura será transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS. As inscrições estão abertas para toda a comunidade na página.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, destaca que o mês de setembro engloba diversas ações preventivas de cuidado com a saúde mental, e uma delas é relacionada ao suicídio, um tema que apresenta desafios ao ser abordado. “A UFMS tem debatido essa temática há alguns anos. Vamos trabalhar juntos, ajudando uns aos outros, e também buscamos ajudar outras pessoas que possam estar apresentando algum tipo de sofrimento mental”, explica.

A Jornada integra a campanha Eu Respeito, com o tema Vida e tem a participação das Ligas Acadêmicas de Psicologia da Saúde e de Saúde Mental e Enfermagem, em cooperação com as Pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas.

De acordo com o professor da Faculdade de Ciências Humanas e organizador do evento, Alberto Mesaque, o objetivo é criar um espaço de diálogo e discussão acadêmica. “Na Jornada, vamos abordar o assunto prevenção ao suicídio e também possibilitar que estudantes, docentes e técnicos, assim como a comunidade externa, reflitam sobre o tema e construam uma proposta de ações em saúde mental”, afirma.

Quando o tema é saúde mental, hão há respostas simples e prontas. “A Organização Mundial da Saúde tem apontado que a construção de políticas públicas é essencial para a prevenção do suicídio. Vale lembrar que o acesso a psicologia e psiquiatras no Brasil ainda é um privilégio de quem pode pagar e se ausentar do trabalho.  Assim, o suicídio se previne com políticas de acesso aos serviços de saúde mental, garantia de empregos e geração de renda, com políticas de prevenção da violência, incluindo as de gênero, acesso à moradia e condições de vida. No nosso estado, inclui também a demarcação de terras dos povos indígenas, uma vez que os conflitos de terras têm gerados casos de suicídio de povos originários”, argumenta Alberto Mesaque.

Na Cidade Universitária, as atividades iniciam no dia 19 de setembro com a mesa de abertura “Finitude e a integridade do cuidado na atenção ao suicídio”, com a coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão em Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Rosângela Silva Rigo e com o professor Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

A programação continua no dia 20 com mesas-redondas no período da manhã, a partir das 8h, e oficina no período da tarde, a partir das 17h. Também será realizada a mesa-redonda “Manejo de situações de crise e suicido”, às 18h. A programação do dia encerra com a palestra “Suicídio e Filosofia”, às 19h. No dia 21, a partir das 8h, será realizada a roda de conversa sobre o suicídio e a população indígena. Às 9h30, está prevista a oficina de “Saúde mental, som e melodia”. A partir das 10h, os inscritos podem participar da mesa-redonda com o tema “Tratando noticias de Suicídios: Ética no Jornalismo”. Às 15h, será realizada a pratica de yoga em frente ao Monumento Símbolo. Por fim, a partir das 17h, será realizada a oficina “Automutilação e autolesão: diálogos com estudantes de licenciatura”. No dia 22, a programação inclui a apresentação de trabalhos assembleia com os estudantes. No período da noite, a Jornada terá o evento cultural Cinema Comentado, com a exibição do filme Com Amor de Van Gogh, às 18h. Mais informações sobre os locais e a programação completa da 4ª Jornada de Prevenção ao Suicídio podem ser obtidas na página.

No Câmpus de Aquidauana, as atividades propõem divulgar o portal de Saúde Mental da UFMS ao longo de todo o mês. O portal reúne detalhes sobre os serviços de atendimento psicológico disponíveis na Instituição e na rede pública de saúde, além de orientações em casos de emergência.

No Câmpus de Chapadão do Sul, a psicóloga Luciane Paula Gutowski realiza a palestra “Os desafios da ‘vida equilibrada’ para a saúde mental” no dia 19, às 18h30. No Câmpus de Paranaíba, estão previstas as oficinas “Árvore da Vida” e de atendimento em saúde aos estudantes, nos dias 14 e 21 de setembro, respectivamente. No Câmpus de Três Lagoas, no dia 19, será realizado a oficina Arteterapia em dois horários às 9h e 14h. Já no dia 21, a partir das 19h, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do município de Três Lagoas ministra a palestra “Atendimento à Saúde Mental”. No dia 22,  às 13h, será realizada a ação de aplicação de práticas integrativas e complementares em saúde. Em 25 de setembro, a comunidade universitária poderá participar da palestra “Vivências de Atenção Plena: Xô, Estresse”. Além disso  dentro da programação, conta também com o Videocast gravado com o psiquiatra  Astrogildo Settini que já está disponível no canal do Youtube.

O Câmpus do Pantanal promove oficinas, palestras e ações de conscientização. No dia 11, a psicóloga e escritora Lucimeire Montenegro de Freitas realizou a oficina “A expressão dos sentimentos: a dança e a arte na promoção de saúde mental”. No dia 12, a psicóloga Roberta de Oliveira Maisatto ministrou o workshop “O relaxamento e a promoção da saúde mental”. Já no dia 20, as atividades incluem aulas de yoga na Quadra de Esportes do CPan. E no dia 25, o Câmpus promove a roda de conversa com o tema “Demandas acadêmicas e saúde mental: como lidar com os desafios da vida universitária”.

Texto: Lúcia Santos