Curso de Medicina é aprovado pelo Conselho Universitário

Postado por: Luciano Édipo

A direção do CPAN informa que a criação e implantação do curso de Medicina no Campus do Pantanal foi aprovado pelo Conselho Universitário em reunião realizada hoje 23/03 em Campo Grande. A próxima etapa é a avaliação e aprovação pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Depois da postagem eletrônica no sistema e-MEC, em aproximadamente 3 meses, saberemos do resultado.

Temos chances?

Atendemos a Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina. Acreditamos que temos uma boa proposta, a cidade se enquadra nos critérios de criação de novos cursos de Medicina.

Temos chances, mas estas não são tão generosas. Por isso precisamos do apoio de toda a comunidade acadêmica, civil e principalmente política de Corumbá, Ladário e de Mato Grosso do Sul. Sem isso, não conseguiremos. Sim, o curso pode não acontecer! Caso não seja aprovado em uma das duas etapas restantes, estaremos fora. Então porque divulgar? correr o risco de alimentar a expectativa da população e não conseguir! Porque, com toda certeza, os avaliadores do MEC/MS não analisarão apenas nosso Projeto, mas o que as redes sociais estão comentando. Certamente vão querer saber se a sociedade sabe desta proposta, se apoia ou não. Sabemos que não é fácil, mas acreditamos!

Neste momento será importante a divulgação da possibilidade de ter este curso. Precisamos do apoio dos nossos prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e do governador para sensibilizar o MEC para reconhecimento da necessidade de um curso de Medicina em Corumbá. Mas não somente deles.

Conclamamos o apoio de toda a imprensa para divulgar a existência material de uma proposta que partiu de baixo para cima, sem ser partidária. Com uma ideologia clara: formar médicos com as habilidades e competências em acordo com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais, mas, fundamentalmente, aptos para atuar em nossa região, dadas suas características particulares (Pantanal, Fronteira). Precisamos do apoio de todos os cidadãos e cidadãs que acreditarem em nossa proposta.
A Direção