Professoras da UFMS/CPAN participam do projeto de salvaguarda da viola de cocho

Postado por:

As professoras Iria Hiromi Ishii e Adriana Takahasi do Campus do Pantanal da UFMS participam do projeto de salvaguarda da viola de cocho, elaborando o plano de manejo de árvores para a produção da viola de cocho pantaneira. Atualmente o projeto, que é desenvolvido pelo Iphan, se encontra em fase de desenvolvimento de oficinas para a confecção da viola de cocho pantaneira.

A participação das professoras do Campus do Pantanal consiste na elaboração da cartilha e do plano de manejo de árvores para a produção das violas de cocho pantaneiras.

A viola de cocho

Os primeiros registro de utilização da viola de cocho pantaneira remontam ao século XIX, tendo suas raízes na integração do colonizador com os nativos Guatós. A viola se apresenta como exemplo bem sucedido da utilização dos recursos naturais de forma não predatória. Sua integração com as festividades matriz europeia, em especial as devocionais aos santos São João Batista, São Pedro, Santo Antônio e São Gonçalo denota a miscigenação tão presente na formalização do legítimo povo brasileiro.

Desenvolver a salvaguarda da viola de cocho e de suas manifestações folclóricas agregadas é preservar marcos genuinamente brasileiros de integração, miscigenação, sustentabilidade, festividade, alegria e fé. (André Luiz Rachid – Superintendente do Iphan em Mato Grosso do Sul)