Prêmio Mérito Empresarial 2014 – Conheça os vencedores!

Postado por: Ana Monteiro

TOP2014

A pesquisa “Top of Mind – 2014”, em sua 6ª Edição, divulga, nesta quinta-feira (20/11), a partir das 20h, no Anfiteatro Salomão Baruki, os nomes dos  vencedores nas 32 categorias, como bens de consumo duráveis, não duráveis e serviços, entre as marcas mais lembradas pelos consumidores corumbaenses.

A Pesquisa é uma realização do curso de Administração/CPAN/UFMS, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, e mais uma vez buscou captar a lembrança espontânea sobre as marcas/nomes de empresas que estão na mente dos consumidores corumbaenses. O método empregado foi o quantitativo por meio de entrevistas pessoais com base em um questionário estruturado que contemplou questões de lembranças de marcas de 32 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá, como bens de consumo duráveis, não duráveis e serviços.

A PESQUISA

O curso de Administração/CPAN/UFMS, com o intuito de prestar um serviço ao mercado de Corumbá, desenvolve anualmente a pesquisa Top of Mind de marcas   líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses. Trata-se de uma pesquisa de marketing básica que tem a curiosidade intelectual como principal motivação e a compreensão como principal objetivo, desenvolvida por acadêmicos do curso de Administração/CPAN, visando ampliar, desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos de pesquisa e marketing.

O estudo tem como objetivo avaliar a percepção da marca aos olhos do cliente, relacionada a alguns segmentos de produtos e serviços ofertados em Corumbá, tendo como ferramenta a pesquisa de top of mind.

Os entrevistados foram abordados em suas residências e solicitados a responder o questionário. A pergunta “Quando eu falo em (segmento) qual o nome que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?” que revela o Top do Top of Mind, foi usada para todos os segmentos. A pesquisa leva em conta a espontaneidade das respostas dos entrevistados, ou seja, o respondente não é estimulado com opções de respostas. As coletas dos dados foram realizadas entre os dias 26 e 30 de setembro de 2014.

O universo de entrevistados foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E), proporcional à população das regiões definidas em plano amostral, residentes e domiciliadas em Corumbá

Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 590 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/ Popular Velha, Nova Corumbá/Conjuntos e Centro da cidade de Corumbá.

O levantamento foi realizado por 40 (quarenta) acadêmicos do segundo, quarto e oitavo semestres do curso de Administração, devidamente orientados e acompanhados por 5 (cinco) professores do curso, nos levantamentos de campo. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de +/- 4%, para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Seus resultados trouxeram como consequência a realização do prêmio “MÉRITO EMPRESARIAL”, por meio do qual, as empresas que se destacaram, na opinião dos consumidores, receberam um troféu e um certificado, como reconhecimento da força de sua marca, no período.

A premiação, criada em 2009 numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, se mostra cada vez mais forte e mais importante para o setor empresarial da cidade. Afinal, que empresa não quer ter a sua marca como a mais reconhecida pelos consumidores dentro do seu segmento de mercado?

PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL – CORUMBÁ – MS
RELAÇÃO DAS EMPRESAS PREMIADAS 2014