Seleção para a Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – 400 vagas

Postado por: Ana Monteiro

Publicado o Edital do Processo Seletivo para o curso de Especialização Lato Sensu em “Educação, Pobreza e Desigualdade Social.”  As inscrições poderão ser feitas de 31 de outubro a 07 de novembro, exclusivamente pelo site do Curso (http://epds.ufms.br/).

Serão ofertadas 400 vagas, na modalidade EAD, para os Polos de Corumbá, Ponta Porã e Campo Grande.

O curso constitui-se em uma ação voltada à formação continuada de profissionais que atuam na educação básica e/ou em políticas sociais que estabelecem relações entre educação, pobreza e desigualdade social, terá carga horária de 360h, realizadas em 18 meses de estudos. A carga horária do curso estará distribuída em 60h nos encontros presenciais e 300h que compõem as atividades à distância e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Serão oferecidas 100 vagas para Corumbá, 100 vagas para Ponta Porã e 200 vagas para Campo Grande . Os polos do curso serão estruturados em parceria com os câmpus das cidades e as prefeituras municipais.

INSCRIÇÕES DO CURSO

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site: www.epds.ufms.br, a partir de 31 de outubro de 2014. A inscrição é gratuita!

Para se inscrever, o candidato deverá preencher formulário eletrônico direta e exclusivamente na página web do Curso de Especialização www.epds.ufms.br e anexar, nos campos específicos, cada um dos documentos solicitados. Cada documento exigido para a inscrição deve ser gravado em arquivos separados, em formato PDF, com até tamanho máximo de 3mb cada um. A foto 3×4 deverá ser gravada em formato jpg e com o tamanho máximo de 500 kb.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO

Os documentos abaixo relacionados deverão ser escaneados e enviados para o e-mail: epds.ufms@gmail.com, de 31 de outubro a 07 de novembro de 2014.

1. Carta de intenção (Expressar seu envolvimento com o tema e o motivo do interesse no curso).
  2. 1 (uma) foto 3X4.
  3. Certidão de colação de grau e/ou do diploma de graduação frente e verso.
  4. Cópia do histórico escolar de graduação, frente e verso.
  5. Cópia do Curriculum Vitae ou Currículo Lattes.
  6. Cópia de Documento de Identidade oficial legível, frente e verso.
  7. Cópia do Título de Eleitor.
  8. Cópia do CPF (Se o CPF estiver impresso no Documento de Identidade, não é necessário).

O CURSO – Esse processo formativo a distância insere-se no contexto da Política Nacional de Formação dos(as) Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos(as) Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renafor), instituídas pelo Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, e pela Portaria Ministerial nº 1.328, de 23 de setembro de 2011. Ele também responde ao preconizado na Lei nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Sua materialização se efetiva por meio da dimensão que trata da formação continuada no âmbito da Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

A Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social parte da constatação da persistente existência da pobreza no país, que afeta crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ela reconhece que a pobreza não deixa de existir no momento em que esses sujeitos entram na escola; ao contrário, os efeitos de tal fenômeno social manifestam-se de maneira contundente nos espaços de educação.

Essa Iniciativa trata das relações entre educação, pobreza e desigualdade social e visa promover reflexões e discussões sobre as vivências em circunstâncias de pobreza e extrema pobreza, bem como em relações sociais e políticas injustas. Confrontar essas vivências com as visões predominantes nas políticas educacionais, na gestão da educação e no contexto escolar da educação básica é um dos principais desafios. O objetivo é promover a práxis em torno de princípios político-ético-emancipatórios assentados no direito à vida, à igualdade e à diversidade.

Para viabilização do curso de especialização foi solicitado aos câmpus da UFMS que receberão a formação, o apoio para ceder um espaço físico, com estrutura para receber os alunos nos encontros presenciais. As prefeituras municipais serão responsáveis por mobilizar os profissionais que são o principal foco deste curso de especialização:

Educação;

• Os gestores escolares de escolas que já informam a frequência escolar vinculada ao Programa Bolsa Família;
  • Os agentes educacionais que trabalham com o Programa Bolsa Família em escolas que já informam a frequência escolar vinculada ao Programa Bolsa Família;
  • Os professores que atuam em escolas que já informam a frequência escolar vinculada ao Programa Bolsa Família

Leia o EDITAL Nº 115/PROPP na íntegra.