Para além de Roboré – novos rumos para a relação Brasil-Bolívia

Postado por: Ana Monteiro

Reportagem do site Semana On apresenta os novos rumos da relação fronteiriça Brasil-Bolívia, com rodadas de encontros nas cidades de Corumbá-MS e Puerto Quijarro, na Bolívia.

O CPAN/UFMS está envolvido nesse novo capítulo da história desses dois países, uma vez que está em desenvolvimento uma Pesquisa inédita com os migrantes,  sob a responsabilidade do professor doutor Marco Aurélio Machado de Oliveira, coordenador do Mestrado em Estudos Fronteiriços, do CPAN/UFMS, cujo objetivo é conhecer melhor  as pessoas que cruzam a fronteira diariamente, sua faixa etária, sexo, origem, grau de escolaridade.

Segundo o professor Marco Aurélio ” a relação entre Brasil e Bolívia é bastante desigual” e isso deve ser considerado no momento de se criar novas estratégias de ação em conjunto. O objetivo, neste momento, dever ser o de somar forças e não de medir esforços.

Os resultados da pesquisa e uma proposta de ação conjunta com o objetivo de pensar alternativas de melhor atender e esclarecer os migrantes serão apresentados no dia 19 de agosto, quando haverá uma nova reunião entre bolivianos e brasileiros.

Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.

CCS